Você já parou para pensar na forma como a pandemia afetou nossas vidas, em diversos aspectos? Isso inclui também a saúde dos olhos, uma vez que os períodos de isolamento fizeram aumentar a aparição de problemas de visão, principalmente entre as crianças.

Pode ser, inclusive, que seu filho tenha tido a visão afetada, sendo importante que você saiba lidar com isso, principalmente nesse período de volta às aulas. E nós iremos te ajudar!

O aumento de problemas de visão na pandemia

É praticamente inevitável, principalmente para as crianças: quanto mais tempo dentro de casa, maior o tempo na frente do celular, do computador ou de qualquer outra tela. Seja para poder estudar e fazer pesquisas da escola ou somente por lazer.

De fato, é um passatempo válido, mas que apresenta dois sérios perigos, sendo eles:

Maiores chances de desenvolver miopia

A miopia é um distúrbio da visão, caracterizado pela dificuldade de enxergar à distância, por conta de alterações causadas no globo ocular. 

Tais alterações, por sua vez, são causadas e agravadas quando há grande exposição a telas eletrônicas e, durante a pandemia, o resultado dessa exposição foi alarmante: o aumento de pessoas de 0 a 19 anos diagnosticadas com miopia foi confirmado por mais de 71% dos oftalmologistas ouvidos em pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Outro estudo, publicado na revista científica chinesa Jama Ophthalmology, confirma que, durante 2020, os casos de miopia entre crianças de 6 a 8 anos aumentaram em até 3 vezes, em comparação a anos anteriores.

Entenda mais sobre o assunto nesta matéria do Diário Santa Maria, que contou com a participação de Luciano Beulk, gerente de uma das unidades Gaiger.

Maiores chances de desenvolver problemas ligados à luz azul nociva

Emitida por telas eletrônicas, como tablets e celulares, a luz azul nociva vai além de causar problemas de visão. 

É por causa dela, por exemplo, que crianças que mexem muito no celular durante a noite apresentam sono desregulado. Ou ficam com dores de cabeça e desconfortáveis ao terem que estudar na frente do computador por muito tempo. 

Todo e qualquer problema ligado aos fatores acima tende somente a aumentar com o passar do tempo e atrapalhar a criança em diversos momentos. Inclusive agora, no período de volta às aulas, a dificuldade em enxergar pode atrapalhar o rendimento escolar, afetando também a autoestima do pequeno. 

Cuide da visão do seu filho com as dicas Gaiger

A boa notícia é que existem iniciativas que você pode adotar agora mesmo para prevenir doenças oculares nas crianças de sua família. 

O primeiro passo é se atentar ao uso excessivo de telas, seja para estudo ou diversão. As demais dicas que devem ser seguidas são:

Adotar o uso de óculos com filtro nas lentes

Esse filtro tem como objetivo minimizar os efeitos da luz azul nociva nos olhos, podendo ser usado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

Mesmo que seu filho não necessite de óculos de grau, ele pode utilizar uns óculos com lentes planas (sem grau) e o tratamento do filtro de luz azul, o que fornecerá mais conforto em frente às telas e mais proteção a curto, médio e longo prazo.

Lembrando que saúde e estilo podem sempre andar juntos. Então, na hora de escolher a armação para os óculos do seu pequeno, considere as opções abaixo:

Todas essas armações são pensadas para que as crianças possam brincar e até mesmo dormir com elas. Possuem a tecnologia patenteada Siliflex, que as torna indestrutíveis e confortáveis, além de contarem, também, com elásticos para adaptar as hastes ao frontal. 

Visitar um oftalmologista regularmente

Muitas crianças não sabem expressar que não estão enxergando como antes, por isso é importante que os pais levem seus filhos para uma consulta no oftalmologista com certa frequência.

Não esqueça que, durante a pandemia, aumentou o número de crianças com algum problema de visão. Então, se desde 2020 sua família não vai a esse especialista, é hora de marcar uma consulta.

A Gaiger disponibiliza o contato de ótimos oftalmologistas, que irão lhe atender com toda a atenção e o profissionalismo que você espera. Confira aqui a lista de profissionais de nossa cidade e região.

ARMAÇÃO NANO VISTA FANGAME

Óculos infantil, com proteção contra luz azul, é na Gaiger!

Estamos preocupados em contribuir com a saúde ocular das crianças e em fornecer mais praticidade para o seu dia a dia. Por isso, ao comprar com a gente os óculos infantis com filtro que combate os efeitos da luz azul nociva, você não precisa sair de casa.

É possível efetivar a compra da armação diretamente pelo nosso site e, ao ir retirá-la em nossa loja física, aproveitar para fazer as lentes de grau com filtro. Mas se seu pequeno não necessita de grau nas lentes, é possível fazer todo o processo à distância: você receberá os óculos completos diretamente em sua casa, já com a proteção que seu filho precisa para poder passar algum tempo em frente às telas, com o máximo de segurança.

Visite o site Gaiger para fazer sua compra, ou fale com a gente para entendermos melhor qual tipo de armação você busca.