Você sabia que o ano de 2020 é considerado o ano da visão perfeita? De acordo com o Professor Eduardo Rocha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, nos anos 90 foi detectado que teríamos uma grande população idosa neste ano e isso fez com que a comunidade médica realizasse um planejamento a longo prazo, com o objetivo de esclarecer epidemiologias, mecanismos e formas de tratar doenças que prejudicassem a saúde ocular. A data limite para a conclusão desse planejamento é o ano de 2020.


Porque o ano de 2020 foi escolhido como o ano da visão perfeita?

O ano de 2020 foi escolhido simbolicamente, pois remete à fração 20/20, uma medida de acuidade da visão, que é sinônimo de visão normal, ou perfeita, já que não necessita de óculos para enxergar os objetos normalmente. Sabe aquele teste que são diversas letras em um quadro, onde quanto mais baixo, menores as letras, como na foto? Você já deve ter passado por ele quando fez uma visita ao oftalmologista, foi tirar a CNH ou até mesmo aqui na Gaiger. Ele é o teste de acuidade da visão, que tem como objetivo detectar se você precisa usar óculos para que a sua visão fique perfeita, ou seja, chegue no 20/20, na imagem está localizado acima da listra vermelha.


Afinal, a partir de 2020 estamos prestes a nos livrar dos problemas oculares?

A meta, citada no início deste texto, estabelecida nos anos 90, nos trouxe muitos avanços em questão de tecnologias para a detecção e tratamento de problemas de visão. Porém, ainda estamos distantes de nos livrar deles.

Segundo o relatório World Report on Vision, produzido em 2019 pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de fazer um levantamento sobre a saúde ocular da população para podermos desenvolver mecanismos de tratamento e detecção dos casos, “atualmente, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm uma deficiência visual, das quais pelo menos 1 bilhão tem uma deficiência visual que poderia ter sido evitada ou ainda não foi abordada”.


See Change, uma organização que luta pela visão

Hoje, as deficiências visuais não corrigidas são a maior incapacidade sem tratamento no mundo. Por isso, assim como nos anos 90, surgiram alguns movimentos que visam realizar diversas ações para que a próxima geração seja mais consciente com a sua saúde ocular e que tenha mais acessos aos tratamentos, o See Change (ver mudança) é uma delas.

A organização visa a conscientização sobre o problema de saúde global que a visão deficiente representa para um terço da população mundial, pretende criar e implantar soluções para melhorar o acesso a uma visão saudável de comunidades carentes em todo o mundo e trazer aos 2,7 bilhões de pessoas que sofrem de má visão, óculos de qualidade a preços acessíveis, confortáveis e que os ajudarão a ter o melhor desempenho possível. A nova meta foi fixada no ano de 2050.

Como está a saúde ocular da sua família? Faça visitas regulares ao seu oftalmologista e evite doenças oculares.