A preocupação com a sua saúde ocular, sendo você uma pessoa adulta, deve ser constante, assim como a atenção com a saúde ocular das crianças e dos adolescentes. E o surgimento da pandemia no Brasil, em 2020, fez com que tal preocupação tivesse que ser redobrada.
Afinal, mesmo quem antes já passava algumas horas na frente do computador para poder trabalhar se viu em um cenário no qual o uso de telas aumentou significativamente. O que, consequentemente, fez com que crescesse também o número de pessoas com algum tipo de problema ocular.
Mesmo agora, em 2022, num momento considerado por muitas pessoas como pós-pandemia (embora não saibamos quando, exatamente, a pandemia irá acabar), é importante que você se atente às doenças que podem surgir ou se agravar em seus olhos.
Entenda melhor sobre o assunto nos tópicos a seguir.
A relação dos adultos com a saúde ocular
Infelizmente, muitos adultos não se preocupam em se consultar com especialistas, o que é comprovado por essa matéria, da Folha Vitória, que mostra que mais de 30% dos brasileiros em idade adulta nunca foi a um oftalmologista.
E, embora o Brasil tenha cerca de 25% de adultos que usam óculos, como explicado pela Dra. Liana Ventura, nesta outra matéria, para a Folha de Pernambuco, ainda existem milhares de pessoas de faixa etária mais elevada que nem mesmo sabem quais são as doenças que podem afetar a visão.
Segundo o Ministério da Saúde,as principais doenças, nesse sentido, são:
-
Conjuntivite;
-
Glaucoma;
-
Catarata;
-
Degeneração macular, por conta da idade;
-
Retinopatia diabética;
-
Erros de refração (inclui vista cansada, astigmatismo, hipermetropia e miopia).
Esta última, especificamente a miopia, é uma das doenças que mais se agravaram na pandemia e continuará mostrando seus efeitos no pós-pandêmico, por conta do aumento do uso de telas que emitem a chamada luz azul nociva.
Tal uso, por sinal, é um dos grandes vilões desse contexto, uma vez que, no período pandêmico, os adultos passaram a depender ainda mais de celulares, computadores e tablets, devido ao home office e aos estudos a distância.
Trabalhar, e estudar, nunca exigiu tanto dos olhos como agora.
E as consequências podem ser alarmantes, mas você pode começar a fazer sua parte, valorizando sua saúde agora mesmo!
3 iniciativas para cuidar da sua saúde ocular
Tentar diminuir o uso de telas o máximo possível é uma ótima iniciativa. E, além dela, é importante que você:
Crie, e mantenha, o costume de se consultar com especialistas
Visite um oftalmologista ao menos uma vez por ano, para ter certeza de como sua visão está.
Santa Maria, e região, conta com uma ótima rede de profissionais que podem te atender, confira aqui a lista com nomes e contatos.
Siga à risca as orientações recebidas
Afinal, de nada adianta se consultar, se não for para fazer o que o especialista recomenda.
Se ele receitar o uso de óculos, colírios, lentes e atividades específicas para melhorar a saúde dos seus olhos, aceite cada recomendação e siga à risca todas elas.
Seja uma pessoa prevenida
Consultar ao menos uma vez por ano com um oftalmologista já é uma forma de prevenção, mas existe outra, igualmente importante, que é a aquisição de uns segundos óculos, garantindo que sua visão jamais estará desamparada.
Pode parecer algo inusitado, mas, acredite: as situações de perda, esquecimento ou quebra de óculos são mais comuns do que parece. E, nessas horas, ter uns segundos óculos faz toda a diferença!
Invista em seus segundos óculos com a Gaiger
Os segundos óculos são tão importantes quanto os primeiros.
Acreditando nessa afirmação, e se preocupando constantemente com a saúde ocular de seus clientes, a Gaiger oferece condições especiais para que você realize a compra de seus óculos de grau completos e consiga, com a mesma receita, adquirir seus segundos óculos, ou óculos reserva.
O benefício se limita aos 90 dias após a consulta com o oftalmologista, e garante até 25% de desconto na compra dos segundos óculos.
Saiba mais sobre esse benefício aqui.
Além disso, a Gaiger também oferece a exclusiva ASFG, um seguro criado pela marca para auxiliar seus clientes com custos de recuperação da armação e/ou das lentes.
Saiba mais sobre o seguro Gaiger aqui.
Caso tenha dúvidas sobre a compra de segundos óculos, ou mesmo dos primeiros, fale com a Gaiger pelo WhatsApp.