Qualquer pessoa que ame o universo das joias e das pedras preciosas já ouviu falar da famosa madrepérola. E, de fato, não é para menos: trata-se de uma pedra encantadora.

É comum, porém, que existam dúvidas sobre ela, bem como a respeito de como utilizá-la de modo a criar combinações que façam sentido.

E se você tem dúvidas desse tipo, veio ao artigo certo!

Saiba mais durante a leitura a seguir.

O que é uma madrepérola, e por que ela não deve ser confundida com uma pérola?

Explicando de forma simples e direta, a madrepérola nada mais é do que uma formação que ocorre dentro das conchas, tendo como base o nácar.

Esse elemento, por sua vez, é um calcário que possui um brilho muito perolado. É, por sinal, o mesmo elemento por meio do qual as pérolas se formam, mas jamais devemos confundir as duas pedras.

Isso porque as pérolas são muito mais raras na natureza, enquanto a madrepérola é encontrada com maior facilidade.

Outro ponto importante que as diferencia é a aparência: uma pérola sempre terá uma forma redonda perfeita, enquanto a madrepérola tem formato diversificado.

Curiosidades sobre essa pedra magnífica

Um fato curioso sobre a madrepérola é que, além de se parecer com a pérola por conta da coloração, ela também se assemelha no que diz respeito à proteção do interior da concha na qual se forma.

Leia também: Dia do Joalheiro: uma data que a Gaiger tem orgulho de celebrar

Afinal, ela também é uma espécie de proteção natural, que se estrutura ao redor dos “invasores” que adentram a concha em si.

E o simbolismo que envolve essa pedra belíssima também merece destaque!

Você sabia que ela é atrelada à proteção (justamente pela maneira com que se forma), e também à pureza e à tranquilidade?

Sua coloração mais clean e sua nítida delicadeza contribuem para isso.

Ah, e detalhe: outro fato interessantíssimo sobre a madrepérola é que ela pode ser encontrada tanto em água doce quanto em água salgada, o que contribui para que exista em maior quantidade do que as pérolas.

Como a madrepérola pode ser utilizada para dar um up no seu estilo

Não é raro encontrar essa pedra sendo utilizada em objetos decorativos. E isso é feito pelo simples fato de que ela é capaz de deixar qualquer ambiente muito mais sofisticado e elegante, mesmo que não se trate de uma decoração minimalista.

E seus significados também são traduzidos em joias e acessórios, que ajudam seus usuários a passar a imagem que desejam, ao mesmo tempo em que lhe conferem muita beleza e elegância.

E muito se engana quem acredita que os looks compostos com peças em madrepérola precisam necessariamente ser elegantes.

Obviamente, ir a um evento mais formal utilizando brincos feitos com essa pedra, por exemplo, será uma escolha certeira, dispensando o uso de outras joias.

Mas nada impede que ela seja utilizada em outros contextos.

Tais peças podem ser usadas em diversas ocasiões do dia a dia: a dica é combiná-las com roupas mais neutras ou totalmente brancas. Lembrando que, se forem peças mais românticas, como vestidos rodados, a combinação com peças em madrepérola cairá como uma luva!

Exemplos de peças em madrepérola que você pode adquirir

E agora que você já sabe mais sobre essa pedra, é hora de conhecer alguns exemplos de peças que podem ser adquiridas, de modo a te ajudar a compor looks sóbrios e, ao mesmo tempo, fabulosos.

Uma gargantilha de prata, com coração em madrepérola, por exemplo, confere um ar romântico a qualquer composição.

Já os anéis, em prata e com a madrepérola como elemento principal, deixam qualquer pessoa mais elegante.

Saiba mais detalhes sobre essas peças clicando nos links abaixo:

Ficou com alguma dúvida?

Fale com a equipe Gaiger pelo WhatsApp, teremos imensa satisfação em te ajudar.