É muito comum que uma pessoa veja alguém utilizando um escapulário e sinta curiosidade a respeito da peça: por que será que ela é usada? E seria esse um acessório de moda, ou uma espécie de amuleto de proteção?

São muitas as dúvidas que podem surgir. Afinal, vemos escapulários cada vez mais diferentes sendo comercializados.

Mas de uma coisa não há dúvidas: trata-se de uma peça belíssima e carregada de significados, e você pode aprender tudo sobre ela na leitura a seguir.

A história por trás do escapulário

Embora hoje possa ter significados diferentes para algumas pessoas, a depender da figura que conste em suas medalhas, o escapulário tem sua origem de fato na fé cristã, mais especificamente no catolicismo.

Acredita-se que tudo tenha começado em 1251, quando os monges carmelitas oraram à Nossa Senhora do Carmo, solicitando proteção, e dela receberam um escapulário: a peça, então feita com cordões e tecidos, deveria ser utilizada sobre as escápulas, e quem morresse vestindo-a teria salvação eterna.

Não é à toa, por sinal, que ainda hoje a maioria dos escapulários tenha uma medalha com o Sagrado Coração de Jesus, e outra com a imagem de Nossa Senhora, por exemplo.

Porém, engana-se quem acredita que se trata de um amuleto que tenha algum significado supersticioso: ele é, na verdade, uma forte representação de fé, demonstrando o compromisso dos católicos com suas devoções.

Como a peça é utilizada nos dias atuais

De qualquer forma, atualmente existem basicamente três “tipos de uso” para o escapulário:

  • Há quem o use como forma de demonstração de fé;
  • Há quem o use como forma de proteção ligada à superstição (pessoas que acreditam que a peça deve ser recebida de presente, e não comprada, por exemplo);
  • E há quem o use simplesmente como acessório de moda.

A popularização dessa peça fez com que, aos poucos, ela fosse ganhando lugar em outros contextos, e hoje em dia não é raro encontrar quem a utilize na hora de compor um visual diferenciado, por exemplo.

Na hora de escolher o look para sair de casa, muitas pessoas não abrem mão de uma pulseira estilosa, um bom relógio e óculos com uma armação interessante. E o escapulário está cada vez mais integrado a esses itens da moda.

Verdadeiras joias amigas do estilo de qualquer pessoa

Pessoas que não são religiosas e acham a peça interessante, por sinal, têm encontrado cada vez mais possibilidades de utilizá-la, uma vez que as medalhas mais modernas não estão mais necessariamente ligadas à fé cristã.

A facilidade de encontrar medalhas com essa temática de fato é muito maior. Porém, hoje em dia, podemos achar escapulários com olho grego e com símbolos diversos, por exemplo. É até mesmo possível confeccionar um escapulário exclusivo com o nome de alguém e alguma imagem/desenho especial.

Lembrando que ele pode ser confeccionado em prata, prata banhada ou ouro, tanto em 10k quanto em 18k.

Onde encontrar um escapulário para chamar de seu

E então, ficou com vontade de ter um escapulário só para você, ou de presentear uma pessoa querida com a peça?

Pois saiba que esta é uma ótima escolha: quando adquirida em um local de confiança, como a Gaiger, essa peça possui uma durabilidade incrível, podendo ser passada de geração para geração.

Em nossas lojas físicas, localizadas na cidade de Santa Maria, você encontrará os mais diversos modelos de escapulário, e se surpreenderá ao ver de perto tanta beleza e delicadeza.

A missão de escolher apenas um será difícil. Mas, para te ajudar, separamos dois modelos especiais, que são disponibilizados também em nosso site.

Clique em cada link abaixo para obter mais informações sobre eles:

As duas peças são compostas pelas imagens de Nossa Senhora do Carmo e do Sagrado Coração de Jesus.

Para obter mais detalhes, e saber quais são os demais modelos com os quais trabalhamos, converse com a equipe Gaiger pelo WhatsApp a qualquer momento.