Por ser oficialmente o Mês das Noivas, maio faz com que muitas pessoas comecem a pensar no tema “casamento” com ainda mais intensidade. E, de fato, isso faz sentido. Afinal, este é um mês ideal não só para casar, mas também para pedir alguém em casamento.

E, entre tantos assuntos que podem gerar reflexão, está o famoso manual para padrinhos.

Afinal: do que se trata este item e por que, para alguns casais, ele é tão indispensável?

Se você também está se fazendo estas perguntas, não deixe de ler este conteúdo até o final: nele colocamos tudo o que é importante saber sobre o tema.

Relembrando por que maio é o Mês das Noivas

Antes, porém, que tal rever o motivo de maio ser conhecido como o Mês das Noivas?

Na verdade, não existe uma única explicação. Porém, as que existem não deixam de dar um toque especial à data.

Há, por exemplo, versões que afirmam que a maternidade influenciou a escolha: sendo maio o mês das mães, nada mais justo do que ser, também, o Mês das Noivas.

Outra versão interessante afirma que a escolha se deu pelo fato de este ser o mês em que Maria foi consagrada: a pureza do casamento, então, se juntou à questão do compromisso com a fé.

Por fim, há a versão de que a tradição do Mês das Noivas teve início no hemisfério norte, pois a primavera, por lá, começa em maio: à época, os banhos não eram muito comuns. Então, juntava-se o útil ao agradável: as flores deixavam a cerimônia mais bonita e, ainda, ajudavam a disfarçar qualquer cheiro, principalmente o da noiva (por isso a criação do buquê).

Por que o manual para padrinhos é um item tão importante

Independentemente de sua origem, o casamento segue sendo uma das questões mais importantes na vida de um casal, e seu planejamento, para algumas pessoas, é um momento de extrema dedicação e cuidado, para que tudo saia como esperado.

E é aí que entra o manual para os padrinhos, que costuma ser entregue junto ao convite oficial que, não raramente, também é acompanhado de algum presente.

Ou seja: é um item que também compõe a papelaria do casamento e, assim sendo, deve seguir a mesma identidade visual. E seu grande diferencial está no fato de que, por ser um manual, é nele que devem estar todas as informações que são indispensáveis para que os padrinhos não se sintam perdidos e para que tudo saia de acordo com a expectativa dos noivos.

Neste manual deve constar, por exemplo:

  • A data e a hora da cerimônia (e também da festa);
  • O horário em que os padrinhos devem chegar;
  • O mapa de lugares, mostrando onde cada casal ficará no altar (e também na festa);
  • O traje ideal, tanto para padrinhos quanto para madrinhas;
  • Se há uma paleta de cores que deve ser seguida, no que diz respeito ao traje.

E, claro: estamos falando de um item que compõe um momento de extrema delicadeza e alegria, repleto de emoções. Então, nada melhor do que também colocar uma mensagem especial no manual, para que os padrinhos sintam que de fato são importantes para o casal.

Este manual, porém, não é obrigatório

O manual para os padrinhos virou uma espécie de tradição entre os casais brasileiros somente por volta de 2015. Mas, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, ele não é obrigatório.

Trata-se de um guia informativo ao qual os noivos podem ou não aderir. E, caso escolham por não o fazer, existem outras formas de manter os padrinhos bem informados em relação a como devem se vestir e onde deverão se sentar, por exemplo.

Caso todos tenham tempo, e se os noivos escolherem poucas pessoas, é possível marcar encontros para discutir tudo sobre o dia. Ou, para deixar tudo mais prático, também é válido criar um grupo no WhatsApp.

Não importa qual seja sua escolha: nós, da Gaiger, esperamos ter te inspirado com este conteúdo, que tem como foco justamente ajudar os casais apaixonados a planejar o grande dia com tudo o que merecem.

E, agora, que tal descobrir um pouco mais sobre alianças de noivado e casamento, aproveitando que o Mês das Noivas ainda não chegou ao fim?

Clique aqui e confira nossos modelos. Caso tenha dúvidas, não deixe de falar com a gente pelo WhatsApp.