Mais um mês das noivas chegou e, com ele, diversas curiosidades sobre essa que é uma das datas mais aguardadas pelo público feminino.

Se você também quer saber mais sobre ela, continue a leitura a seguir e inspire-se sobre um tema incrível: o casamento.

O motivo de maio ser o mês das noivas

Uma das principais curiosidades sobre o assunto está, sem dúvidas, ligada ao fato de maio ter sido definido para ser o mês das noivas.

Embora não exista nada que explique essa escolha de forma clara, há teorias que perduram até hoje e, de certa forma, fazem sentido.

Uma delas sugere que a decisão tenha um lado religioso: uma vez que, para a igreja, a maternidade possui ligação com o casamento e, sendo maio o mês das mães, ele também ganhou o título de mês das noivas.

Outras teorias, tão interessantes quanto, remetem à Idade Média e, mais especificamente, aos países que fazem parte do Hemisfério Norte, onde maio marca o início da primavera e, também, o começo do período de calor.

A explicação, nesse contexto, é simples: como, nos meses mais frios, havia pouco ânimo para banhos e festejos, as pessoas aproveitavam-se da chegada de maio para voltarem a se banhar e para realizarem os casamentos. Sendo que o buquê, ao que tudo indica, possuía, em alguns casos, função dupla: embelezar a noiva e disfarçar qualquer possível mau cheiro que existisse debaixo de suas roupas.

E a primavera, de modo geral, com sua importante representação do poder da natureza por meio das flores, foi fazendo com que, com o passar dos anos, maio fosse cada vez mais sendo visto como o mês das noivas.

Aliás: não só como mês das noivas e mês ideal para casar. Mas, também, como um ótimo mês para fazer um pedido de casamento.

E por falar em fazer um pedido...

Você sabia que o pedido tradicional, feito de joelhos, remete aos cavaleiros da Idade Média?

Eles se ajoelhavam, sobre um único joelho, como forma de mostrar lealdade e respeito aos senhores que serviam. E isso, acredita-se, inspirou as pessoas a fazerem o mesmo na hora de pedirem suas amadas em casamento, uma vez que, ao se ajoelharem, também estariam demonstrando respeito e lealdade a elas.

Essa tradição pode até não ser mais tão presente nos dias de hoje. Mas, sem dúvidas, faz toda a diferença para que um pedido se torne inesquecível. Assim como a joia escolhida para esse momento.

A importância da aliança e do anel de noivado

Ainda no quesito tradições, não poderíamos deixar de falar da aliança e do anel de noivado, lembrando que cada um possui seu significado e importância.

Enquanto o anel representa a decisão do casal de “terminar” o namoro, transformando-o em algo mais sério e ainda mais bonito, servindo também como uma espécie de lembrança diária desse compromisso, a aliança representa a concretização da transformação em si.

A troca de uma joia pela outra é feita justamente para simbolizar essa transição.

Mas, assim como outras tradições de noivado e casamento, a de fazer um pedido com uma joia e entregar outra no dia da cerimônia também não é mais vista como obrigatória, sabia?

É possível fazer o pedido usando diretamente a aliança, apenas trocando-a de mão posteriormente e mantendo uma única joia como parte da história do compromisso do casal de formar uma família, e uma vida, juntos.

Alianças da Coleção Paris, perfeitas para o seu pedido

E se você quer a joia perfeita para fazer seu pedido, precisa saber que a Gaiger conta com uma coleção exclusiva de alianças, inspirada na cidade mais romântica do mundo: a Coleção Paris.

Cada uma delas representa um ponto turístico da Cidade Luz e leva qualquer pessoa a dizer “sim”.

Veja 3 exemplos abaixo:

Aliança Jardim de Luxemburgo

Ao contrário dos tradicionais modelos “lisos”, essa joia é trabalhada em texturas que remetem às delicadas belezas do Jardim de Luxemburgo e seus cenários repletos de romance.

Clique aqui para obter mais detalhes.

Aliança Rio Sena

Mais clássica, a Aliança Rio Sena possui a mesma fluidez que o Rio Sena, que inspira seu design e, sem dúvidas, também diversos casais ao longo de sua extensão.

Clique aqui para obter mais detalhes.

Aliança Torre Eiffel

E uma coleção inspirada em Paris não poderia deixar de ter a Aliança Torre Eiffel: cravejada com zircônias, essa joia brilha tanto quanto a própria torre após o anoitecer.

Clique aqui para obter mais detalhes.

Importante: as alianças podem ser em ouro 10K ou 18K e são acompanhadas por certificado de autenticidade do ouro.

Utilize as tradições e as tendências do seu jeito

Como foi possível notar, as tradições de noivado e casamento não são mais como antes, e não precisam ser seguidas à risca. Fazer o pedido em maio, e de joelhos, por exemplo, é uma decisão que cabe unicamente a você.

Inclusive, uma das tendências de casamento para 2022 e 2023 é a quebra de tradições, então comece a trabalhá-la já no momento de pedir a mão da pessoa amada.

Outras tendências interessantes para ficar de olho, para o grande dia, são:

·         Uso de cores vibrantes na decoração;

·         Festas sem bebidas alcoólicas;

·         Cerimônia e festa em locais paradisíacos, com amigos e família;

·         Casamentos mais intimistas;

·         Ousadia nos looks.

Não importa qual tendência você escolha seguir: conte com a Gaiger para encontrar a aliança ideal e surpreender seu amor!