Você já deve ter percebido que existem muitos estilos e cores de lentes nos óculos solares, né? Mas você sabia que elas têm funções específicas? 

Nós já falamos sobre a importância dos óculos solares para proteger seus olhos dos raios UV e hoje, para te ajudar a escolher o óculos de sol perfeito para o seu dia a dia, nós vamos explicar tudo sobre a funcionalidade das diferentes cores das lentes dos solares. Confira a seguir.

Lentes em tons marrons são perfeitas para dirigir

As lentes marrons são conhecidas por realçar o contraste das cores, deixando os objetos mais nítidos. Os óculos de sol com lentes marrons são ótimos para quem costuma dirigir bastante durante o dia, passa longos períodos em frente ao computador ou pratica esportes ao ar livre, como no ambiente de praia.

A cor marrom ajuda os seus olhos a relaxarem, proporcionando mais conforto e diminuindo o cansaço das vistas, e funciona extremamente bem quando há variação da luz. Os óculos de sol em tons marrons bloqueiam mais a luz fria, em tons de azul, um dos motivos que os faz um poderoso aliado na prevenção da catarata.

Lentes verdes e púrpura aumentam a visão de contraste

Os óculos de sol com lentes verdes são conhecidos por aumentarem a visão de contraste, mesmo nos ambientes com pouca iluminação, um dos motivos de serem indicados para pessoas idosas, com mais de 60 anos, pois é quando a nossa visão de contraste começa a piorar. Além disso, é considerada uma das lentes mais confortáveis para os nossos olhos, pois oferece alta fidelidade das cores e baixa transmissão de calor, proporcionando uma sensação refrescante até nos dias mais quentes.

Já as lentes púrpuras também são conhecidas por aumentar a visão de contraste, mas principalmente entre os tons de azul e verde, o que torna os óculos de sol com lentes púrpuras perfeitos para usar na praia ou em meio a locais com bastante vegetação.

Lentes amareladas devem ser evitadas nos dias de sol intenso

As lentes em tons amarelos são ótimas para reduzir o efeito “penumbra” do amanhecer ou do fim do dia, sendo perfeitas para você que adora apreciar o nascer e o pôr do sol. Além disso, também são uma boa escolha para os dias nublados, pois aumentam a percepção da profundidade.

Porém, as lentes amareladas não são indicadas para dirigir durante o dia ou para os dias de sol mais intenso, pois causam cansaço ocular devido ao excesso de luminosidade, e efeitos negativos sobre a visão de contraste. Ah, mas dirigir com lentes amareladas durante os dias com pouca luz, ou até mesmo à noite, pode ser uma boa ideia, viu? Além de aumentar o contraste e melhorar a noção de profundidade, a cor também aumenta a claridade em dias com neblina.

Lentes pretas ou cinza escuro são ótimas para as atividades ao ar livre

As lentes pretas ou cinza, por serem as mais escuras, são indicadas para quem costuma passar bastante tempo ao ar livre e também para pessoas que sofrem de fotofobia, pois reduzem a intensidade da luz sem alterar a cor ou distorcer os objetos.

Escolher o óculos de sol adequado para o seu dia a dia, e com as proteções UV necessárias, é extremamente importante para a sua saúde ocular e para a sua segurança, principalmente em atividades ao ar livre ou enquanto dirige. Agora que você já sabe tudo sobre as cores das lentes de óculos solares, venha aproveitar a Quinzena de Solares Gaiger! São 30% de desconto nas compras à vista, para escolher o óculos com as lentes que melhor atendem às suas necessidades. A oportunidade imperdível pra você que é louco por óculos de sol.