As joias sempre possuíram grandes significados e, por isso, acabaram sendo utilizadas como amuletos e passadas de geração em geração por muito tempo. Acredita-se que algumas pedras possuem uma grande energia que pode nos afetar positivamente, como trazer mais calma ou evitar o estresse, assim como servir de proteção.
As joias amuletos possuem pingentes e pedras considerados grandes símbolos em diversas culturas. E, para você usar e atrair muitas coisas boas neste fim de ano, separamos alguns dos amuletos para contar a você sobre os seus significados. Confira a seguir.
Contra o mau olhado: olho grego
O olho grego está super em alta. Por isso, você já deve ter visto esse amuleto em estampas de roupas, peças decorativas e em joias. Acredita-se que esse símbolo tem o poder de absorver as energias negativas que nos rodeiam, fazendo com que quem o usa não seja atingido, um dos motivos do olho grego ser utilizado como amuleto de proteção contra a inveja. Além disso, os turcos associavam esse amuleto ao seu Deus do céu, Tengri, por isso também é considerado “o olhar de Deus”, sempre nos iluminando e protegendo.
Tradicionalmente, o olho grego possui a cor azul. Porém, é possível encontrá-lo em outras cores, e cada uma tem um significado próprio:
- Olho grego verde: representa a esperança e auxilia no desenvolvimento pessoal;
- Olho grego amarelo: atrai saúde, ajudando na cura de doenças físicas;
- Olho grego branco: converte energias negativas em positivas;
- Olho grego vermelho: representa força, determinação, desejo e paixão. Também pode ser utilizado contra a inveja.
Para atrair sorte: trevo de quatro folhas
Quem nunca foi ao quintal de casa e procurou por um trevo de quatro folhas em meio aos de três folhas, né? O trevo é um dos amuletos da sorte mais conhecidos.
Reza a lenda que, pela dificuldade de se encontrar um trevo de quatro folhas em meio aos de três folhas, a pessoa que o encontrasse teria a chance de ver as fadas e, consequentemente, ter muita sorte e sucesso na vida. Os celtas também acreditavam que o trevo de quatro folhas simbolizava boa fortuna e, quem o tivesse, passaria a ter a sorte dos deuses e dominar os poderes da floresta.
O trevo, por suas folhas formarem uma cruz, também simboliza o sagrado. Além disso, muitos acreditam que cada uma das folhas está associada a um elemento da natureza, tornando-o um símbolo de equilíbrio e unidade.
Para atrair boas energias: Mão de Fátima
A Mão de Fátima, também conhecida como Hamsá, é um símbolo bastante antigo e que já foi utilizado em diversas crenças. O amuleto, uma mão espalmada que, aparentemente, possui dois polegares apontando para fora, faz um gesto de “pare”, que impede que o mal te atinja, atraindo o bem e transmitindo poder e proteção. Como geralmente possui um olho grego gravado na palma, pode ser usada para diversas finalidades.
Muito popular no oriente, é um amuleto importante para os muçulmanos, pois, para eles, cada um dos dedos da Mão de Fátima representa um fundamento de sua fé: fé (shahada), oração (salat), caridade (zakat), jejum (sawn) e peregrinação (haji).
Além de saúde, atrair boas energias, ter proteção e sorte é tudo o que a gente quer, né? Para as festividades de fim de ano, combine os acessórios amuletos com o look e atraia muitas coisas boas para 2020. O legal dessas peças é que você pode usá-las para presentear suas amigas, independentemente das crenças delas, pois esses símbolos são universais. Venha conferir a coleção de joias amuletos aqui na Gaiger. Estamos esperando por você!