Se você ama um chimarrão assim como a gente, deve saber que a bomba faz toda a diferença no preparo e no consumo da bebida, né? Afinal, gaúcho nenhum consegue ficar tranquilo com um mate entupido!
A bomba é o utensílio mais importante do seu chimarrão. Se você não tem cuia, uma xícara maiorzinha pode até quebrar o galho; se você não tem térmica, a chaleira vai resolver. Mas, sem a bomba não tem chimarrão, né? Além de ser indispensável, ela faz toda a diferença no sabor da bebida.
Parece fácil escolher uma bomba de chimarrão, mas não é tanto assim. Por isso, aproveitando setembro, o mês mais gaúcho de todos, preparamos esse texto para você descobrir tudo o que precisa saber para que o seu mate tenha aquele gostinho delicioso de erva-mate.
A bomba de chimarrão é dividida em quatro partes: bojo, haste, bico e anéis, que servem para facilitar o preparo e o consumo do chimarrão e impedir a passagem da erva, evitando que ela chegue até a sua boca. Hoje, nós vamos falar das três partes da bomba de chimarrão mais importantes para você: bico, anel e bojo.
O bico
O bico da bomba de chimarrão, também conhecido como biqueira ou bocal, é a extremidade superior da bomba, onde você encosta a boca para tomar o mate. Geralmente é feito de ouro ou prata, pois, como já explicamos no texto sobre os cuidados que você deve ter com a cuia e a bomba, esses metais são germicidas e bactericidas, e, consequentemente, mais higiênicos e melhores para a sua saúde. Além disso, observe a espessura da abertura do bico: o ideal é que ela não seja nem muito grande, nem muito pequena.
O anel
O anel, também conhecido como passador ou resfriador, é aquela saliência, geralmente redonda, que fica localizada na parte superior do corpo da bomba, e deve ser levado em conta na hora de escolher a sua bomba de chimarrão. Muitos modelos possuem a haste ou o cano lisos, pois assim as primeiras bombas eram produzidas pelos índios. Porém, com o tempo, foram aperfeiçoando o seu design e adicionaram o anel, que serve como um bloqueador de temperatura, evitando a transferência de calor entre as partes da bomba, fazendo com que o bico não esquente ao ponto de queimar a sua boca. Além disso, é o anel que traz grande parte do charme da bomba de chimarrão, podendo ser personalizado com pedras e outros elementos.
O bojo
O bojo, também conhecido como coador ou colher, é a parte inferior da bomba, que fica enterrada na erva-mate. Sua principal função é filtrar a água do chimarrão, impedindo que os pequenos grãos da erva cheguem até a sua boca. Existem alguns tipos de bojo, o mais comum é o redondo. E, para facilitar na hora de fazer a limpeza da bomba, ele geralmente é rosqueável e fácil de remover.
O tamanho das bombas também varia, por isso aconselhamos você a comprar a cuia e a bomba juntas, ou trazer a sua cuia para vermos qual o tamanho ideal da bomba para o seu chimarrão ficar delicioso. Agora que você já sabe para que serve cada pedacinho da sua bomba de chimarrão, que tal aproveitar o mês do gaúcho para vir conferir os diversos modelos disponíveis aqui na Gaiger?
Dica extra: as bombas de chimarrão também são ótimos presentes e você pode personalizar a peça com uma gravação, como o seu nome, emblema de curso ou até mesmo um coração para presentear o seu amor no dia do Gaúcho. Aqui na Gaiger, levando a bomba, você ganha a gravação como cortesia!
Ah, só não esquece que uma das regras para a boa convivência na roda de chimarrão é não mexer na bomba, viu?!