As joias fazem parte dos momentos mais incríveis e importantes das nossas vidas. Elas têm o poder de nos fazer lembrar pra sempre de um instante. Com as alianças isso não é diferente: elas são símbolos da união, do amor e do compromisso de um casal. O pedido de casamento é um dos momentos mais bonitos da vida a dois, e, para eternizá-lo, não há nada melhor que uma joia. Você está pensando em fazer o pedido, mas não sabe se deve escolher as alianças ou o anel de noivado? A gente te ajuda a descobrir qual o estilo combina mais com você e com o seu amor.

A tradição

O uso das alianças já acontecia antes mesmo do nascimento de Cristo, pois nas culturas dos egípcios e hindús a forma circular significava eternidade, o que transformou os anéis em status para os relacionamentos. Na época, as alianças eram feitas de qualquer material que pudesse virar um elo, como ervas, varetas ou mesmo pedaços de papiro torcidos.

Já a tradição do anel de noivado iniciou lá no ano de 1477 com o Arquiduque Maximiliano, da Áustria. No dia do seu noivado, ele presenteou sua amada com um anel solitário para que ela utilizasse no dedo anelar da mão esquerda, onde, segundo os egípcios, encontra-se a veia do amor, que vai diretamente do dedo anelar até coração. Muito fofo, né?!

As alianças

Está em dúvidas sobre qual aliança combina mais com vocês? Saiba que elas devem refletir o estilo do casal. Tem os modelos para os casais mais clássicos, que costumam ser finas, lisas e confeccionadas em ouro amarelo polido. E para os casais mais descolados, além de possuir mistura de texturas e pedras, elas costumam ser mais grossas.

Para escolher a largura da aliança, tenha cuidado com a harmonia do modelo no dedo: para uma mão pequena e delicada, procure não escolher alianças muito grossas.

O anel de noivado é uma boa forma de dizer “eu te amo”

As alianças de noivado são as joias do pedido de casamento, elas eternizam o sim. Muitos casais costumam utilizar as mesmas alianças após o casamento, apenas mudando o lado do seu uso; por isso, você deve pensar bem no modelo, já que ele vai acompanhar vocês por longos anos.

Para os mais românticos, o anel solitário pode ser a joia perfeita para o noivado. Sinônimo de carinho, amor e afeto, é uma das joias mais clássicas para presentear e demonstrar todo o seu amor. Diferentemente da aliança, o anel de noivado possui uma pedra projetada, que pode ser diamante, pérola, rubi ou a pedra que mais combina com vocês. Durante o noivado, o noivo pode utilizar uma aliança lisa que combine com o solitário da noiva ou pode continuar utilizando o anel de compromisso.

Em qual dedo usar a aliança e o anel de noivado?

Você sabia que há diferença na “etiqueta” na hora de utilizar o anel de noivado e as alianças no pedido de casamento? As duas joias simbolizam o amor e a união, mas na prática tem algumas diferenças.

Ao escolher as alianças, na hora do pedido, é comum usá-la no dedo anular da mão direita. No casamento, o casal muda o par de alianças para a mão esquerda.

Já ao escolher o anel de noivado, na hora do pedido até o casamento ele é utilizado pela mulher na mão esquerda. Após isso, ela recebe a aliança e pode usar o anel de noivado junto, no mesmo dedo, ou usá-lo na mão direita.

O uso da aliança de casamento na mão esquerda está historicamente associado ao fato de que o lado esquerdo é aquele em que está localizado o nosso coração. Além disso, os romanos acreditavam que haveria uma veia que ligava o dedo anelar esquerdo ao coração, a veia Amoris, e por mais que essa veia não exista, o significado persiste até hoje.

Gostou das nossas dicas e já sabe qual modelo vai escolher para fazer o pedido de casamento? Na Gaiger, além de termos uma grande variedade de anéis e alianças de noivado, com o trabalho dos nossos ourives você ainda pode ter um modelo personalizado perfeito para vocês. Aproveite o mês das noivas e venha nos fazer uma visita!