Existem inúmeras doenças que são do conhecimento de praticamente todos os brasileiros, e a diabetes sem dúvidas é uma delas.

Aliás: muitas pessoas se preocupam com ela por terem históricos na família, por exemplo. Mas, principalmente durante o Abril Marrom, a atenção de todos nós precisa estar voltada para os danos que essa doença pode causar à visão.

Sendo assim, mesmo que você nunca tenha tido contato com a diabetes, não deixe de ler o artigo a seguir: ele pode ser o início de sua vida em uma versão mais saudável, inclusive no que diz respeito à saúde ocular.

Afinal, o que é a diabetes?

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que é perigoso comer muito doce, por causa da diabetes. E esse conselho não está completamente errado.

Afinal, a diabetes, oficialmente chamada de Diabetes Mellitus, nada mais é do que o aumento da glicose (açúcar) no sangue, e a dificuldade do corpo em lidar com esse excesso.

Ela é causada por conta de uma má alimentação, mas também, e principalmente, quando o pâncreas não produz insulina como deveria.

Uma vez que se divide em mais de dois tipos, essa doença pode apresentar sintomas específicos, a depender do seu grau e do momento em que aparece na vida da pessoa.

E entre esses sintomas, podemos citar:

  • Perda ou ganho de peso;
  • Vontade constante de fazer xixi, mesmo durante a noite;
  • Sede extrema, ou mesmo muita fome;
  • Sonolência;
  • Dificuldades para curar machucados e feridas;
  • Problemas de visão.

Quanto mais cedo é identificada, mais rapidamente a diabetes pode ser controlada, sendo o tratamento com insulina um dos mais famosos dentro desse contexto.

Porém, em alguns casos, o uso de medicamentos mais específicos pode ser necessário.

E, no que diz respeito especificamente à recuperação da saúde dos olhos, há, ainda, a necessidade de tratamento direcionado, com o acompanhamento de um bom oftalmologista.

Como a diabetes afeta a visão de uma pessoa

Infelizmente, a diabetes pode afetar a visão de mais de uma forma, sendo diversas as complicações que podem surgir nos olhos, conforme a doença avança.

Muitas pessoas não sabem, mas há até mesmo quem fique sem enxergar por causa dessa condição, uma vez que tais complicações podem sempre evoluir para algo muito mais grave e definitivo.

Veja, abaixo, 3 exemplos de tais complicações:

Retinopatia diabética

Esse problema nada mais é do que o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos dos olhos, e também na retina, deixando a visão de modo geral embaçada.

Quanto mais o açúcar no sangue aumenta, maiores são as lesões, podendo chegar à cegueira.

Edema macular

Nesse outro caso, o centro da retina passa a ter acúmulo de líquido.

E a capacidade visual inevitavelmente acaba sendo reduzida.

Glaucoma

O famoso glaucoma está diretamente ligado ao aumento de pressão nos olhos: quanto maior a pressão, mais o nervo óptico é danificado.

E isso, claro, prejudica a visão como um todo.

O tratamento sempre irá variar, mas vale saber que ele pode envolver o uso de colírios, ou até mesmo cirurgias a laser.

Uma vida saudável, mesmo com a diabetes, é possível

Prevenir é e sempre será o melhor remédio, independentemente da doença.

E, no que diz respeito a diabetes, fazer exames de sangue regularmente é a melhor iniciativa que qualquer pessoa pode adotar.

Assim, caso algo seja identificado, o indivíduo poderá ser bem assistido desde o início, garantindo uma vida mais tranquila, com a doença controlada.

Por se tratar de algo que pode causar sérios problemas de visão, ir ao oftalmologista também se faz necessário. E, se você mora em Santa Maria ou região, não deixe de conferir a lista com diversas opções de especialistas com os quais poderá se consultar.

Confira aqui os oftalmologistas de Santa Maria e região

Por fim, não esqueça: quanto mais saudáveis forem seus hábitos, maiores são as chances de que seu organismo se mantenha igualmente saudável.

Portanto, preze por uma alimentação balanceada, livre do excesso de gordura e açúcar, e pratique exercícios físicos sempre que possível.