Quantas vezes você já se preocupou em proteger seus olhos de verdade? Usar óculos de sol quando está na praia, por exemplo, é algo que você provavelmente faz, mas sabia que somente isso não é suficiente quando se trata de cuidar da sua visão?

Nossos olhos são muito mais delicados do que aparentam ser, o que faz com que seja imprescindível adotar cuidados constantes para que eles fiquem protegidos nos mais diversos contextos.

Veja, abaixo, 6 desses cuidados, e não pense duas vezes antes de começar a aderir a eles: a saúde dos seus olhos agradece!

Cuidados que você deve começar a ter o quanto antes, a fim de proteger seus olhos

Cuidar dos seus olhos pode ser mais fácil do que parece, basta um pouco de força de vontade.

Os hábitos que devem ser adotados com essa finalidade incluem:

1. Não utilizar colírios por conta própria

De fato, é extremamente fácil conseguir comprar diversos colírios em uma farmácia. Porém, não se sabe se seu olho de fato irá se adaptar ao produto, e utilizá-lo pode se transformar em um sério problema de saúde.

Portanto, jamais use um colírio sem a prescrição de um bom oftalmologista.

2. Evitar coçar os olhos

Você sente seus olhos irritados, a ponto de dar vontade de coçá-los?

Pois evite ao máximo fazer isso, para evitar que um possível pequeno problema se transforme em algo maior. Se a coceira persistir, procure um especialista imediatamente. Já se for algo muito pontual, leve as mãos a essa parte do corpo somente após lavá-las.

3. Utilizar somente lentes solares que tenham proteção

Se você tem o hábito de adquirir óculos solares sem a devida certificação a respeito da proteção contra os raios UV, é hora de acabar com isso.

Escolha adquirir essas peças em lojas como a Gaiger: aqui, independentemente da marca, todos os óculos solares têm proteção, garantindo que você não terá dores de cabeça ao utilizá-los, nem nenhum outro tipo de problema que possa surgir a longo prazo.

4. Não ficar na frente das telas eletrônicas por muito tempo

O uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode danificar a visão em diversos níveis, principalmente por causa da famosa luz azul emitida pelas telas.

Caso seja imprescindível se manter na frente desses aparelhos, não deixe de proteger seus olhos adquirindo uns óculos cujas lentes (com ou sem grau) tenham a devida proteção contra a luz azul.

5. Usar somente cosméticos dentro do prazo de validade

Usar cosméticos faciais que estejam vencidos não é uma boa escolha, principalmente quando se trata de algo direcionado à área dos olhos, como as maquiagens.

Outro hábito que você deve adquirir imediatamente, portanto, é o de usar somente produtos dentro do prazo de validade, e de preferência com a maior qualidade possível.

Importante: quando se trata de proteger seus olhos, também é imprescindível lembrar de tirar a maquiagem e higienizar a pele ao redor dele antes de dormir. Assim, caso os coce durante o sono, você não irá deixá-los irritados.

6. Consultar com um oftalmologista anualmente

Você tem o hábito de ir ao oftalmologista somente quando sente que há algo errado?

Então, é hora de reverter essa situação, e começar a visitar esse profissional pelo menos uma vez ao ano. Isso representa uma espécie de “manutenção preventiva”, e irá te ajudar a combater qualquer possível problema antes de ele se transformar em algo mais sério.

A escolha de uma boa ótica também faz parte desses cuidados

Agora que você já conhece os cuidados que precisa ter para proteger seus olhos, já sabe também quais hábitos ruins deve deixar de lado.

Como foi possível perceber acima, você precisa imediatamente parar de:

  1. Usar colírio sem indicação médica;
  2. Coçar os olhos constantemente;
  3. Utilizar óculos solares que não tenham proteção comprovada;
  4. Passar horas na frente do celular, da TV ou do computador;
  5. Usar cosméticos vencidos ou de qualidade duvidosa perto dos olhos;
  6. Ir ao oftalmologista somente quando sentir os olhos estranhos.

Por fim, não esqueça que a escolha de uma boa ótica, que seja séria e comprometida, como a Gaiger, também é essencial para manter a saúde dos seus olhos em dia.

Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp para saber tudo o que podemos fazer por você.