O chimarrão faz parte dos nossos dias. É o companheiro que nos une e nos identifica como gaúchos. Mas, para garantir a qualidade e a durabilidade da cuia e da bomba, é necessário ter alguns cuidados com esses utensílios. Você sabe quais cuidados deve tomar com a cuia e com a bomba para que elas durem por muito mais tempo e mantenham-se em bom estado? A gente te ajuda!

Como limpar e conservar melhor a bomba do chimarrão

A bomba de chimarrão vai se desgastando ao longo do tempo, isso é normal. Porém, ela pode durar muitos anos caso você tenha os cuidados certos na hora de conservá-la. Para isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a mantê-la em bom estado e o melhor: boa para a sua saúde. Confira:

  • Não vai mais tomar mate hoje? Limpe a bomba em água corrente e só guarde quando estiver seca. Na hora de higienizá-la, deixe a água escorrer pelo bojo (parte inferior da bomba) até saírem todos os resíduos de erva pelo bocal, evitando acúmulos e até o seu entupimento. Não utilize esponjas e outros materiais na hora de limpá-la, pois isso pode riscar a bomba, alterando a sua textura original. Depois disso, deixe-a secar em um local seco e arejado;
  • Importante: Não retire a erva da cuia utilizando a bomba nem bata ela na borda da cuia ou da lixeira para limpar, utilize uma colher. Tenha mais de uma bomba de chimarrão e alterne o uso entre elas. É importante que, antes de usar novamente, ela seque por total, para não ter perigo de criar fungos.

Prefira bombas de prata e ouro

Além de durarem muito mais. As bombas de chimarrão com ouro ou prata na liga metálica são muito menos propícias à proliferação de fungos e bactérias, pois esses metais nobres possuem ação germicida e bactericida. As bombas de ouro e prata também são resistentes à corrosão e à oxidação, aumentando a sua vida útil.

Evite o primeiro erro com a sua cuia: não é necessário curtir/curar

Um dos erros mais comuns quando se adquire uma cuia nova é "curá-la". O porongo é um fruto não comestível, portanto natural e sensível ao fogo, ao sol e a produtos químicos. Curá-la pode danificar o porongo, criando rachaduras e manchas permanentes na sua cuia nova. Você também não deve colocar água fervente em seu interior antes de usá-la, pois o porongo é sensível a altas temperaturas. Antigamente, essa técnica era usada, pois o porongo não recebia tratamento prévio, era utilizado em sua forma crua – o que já não acontece com as cuias nos dias de hoje.

Por isso, ao comprar uma cuia nova, basta lavá-la com água corrente morna ou em temperatura ambiente. Deixe secar bem e estará pronta para ser utilizada. 

Cuidados para ter com a sua cuia após tomar o chimarrão

Não vai mais tomar mate hoje? É necessário saber como limpar e guardar a sua cuia.

Após tomar o chimarrão, remova a erva com uma colher e lave a cuia em água corrente, removendo todos os resíduos de erva mate do porongo, para não causar a proliferação de fungos. Não utilize produtos químicos ou esponjas na higienização, elas podem danificar o porongo, causando a deterioração da sua cuia.

Deixe-a secando, em pé, em local seco e arejado. Não deixe a sua cuia exposta ao sol, é importante que ela seque ao natural. Antes de utilizá-la novamente, certifique-se que o porongo está bem seco.

O ideal é que você tenha dois jogos de cuia e bomba para ir alternando o seu uso, principalmente se você toma mate diariamente, pois 24h talvez não seja tempo suficiente para secar por completo o porongo e o interior da bomba de chimarrão. Por isso, aproveite o mês de aniversário Gaiger para comprar o seu jogo de cuia e bomba do jeitinho que você quer, com até 50% de desconto nos pagamentos à vista. Afinal, com a nossa bebida preferida não se brinca, né?