Aproveite as férias para levar seu filho ao Oftalmologista. Problemas de visão podem prejudicar o desempenho escolar.
Você sabia que a visão é o sentido mais importante de uma criança? Isso acontece, pois o aprendizado de gestos e condutas sociais, na infância, acontece por meio da observação visual dos adultos. A criança que possui a visão prejudicada pode ter problemas de comunicação e até motores.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão. A miopia é a campeã, considerada a doença ocular do século pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As doenças oculares, assim como outras patologias, para um melhor resultado do tratamento, precisam ser detectadas cedo. Por isso, é importante levar o seu filho na primeira consulta oftalmológica aos 3 anos de idade. Caso haja histórico de problemas de visão na família, aconselha-se levar ainda mais cedo, em torno dos 6 meses de idade (salvo em casos específicos).
Como o uso de aparelhos eletrônicos pode afetar a visão do seu filho
Ficar longos períodos com os olhos expostos a telas é prejudicial a todos, mas principalmente para as crianças. A visão, durante a infância, não está totalmente desenvolvida, o que deve acontecer até o fim da primeira década de vida. Por isso, é importante ficar atento aos estímulos que os olhos do seu filho estão recebendo neste período.
Porém, a época mais importante para o desenvolvimento da visão acontece até os 3 anos de idade, por isso é importante que não hajam estímulos de telas durante esse período ou, ao menos, que eles sejam mínimos. Caso a criança seja exposta a telas por períodos longos, podem ocorrer danos irreversíveis na retina, causando problemas graves de visão.
Para você ter uma ideia do quão grave é o uso de telas para crianças menores de 2 anos, em Taiwan, um dos países que mais produzem tecnologias no mundo, é proibido o uso de tablets e smartphones para menores de dois anos, multando os pais em um total de 1.400 euros.
Alguns sinais de que seu filho está ficando muito tempo em frente às telas
Alguns sinais podem indicar que seu filho está passando muito tempo em frente ao celular, smartphone ou televisão. Pediatras alertam que crianças de 2 a 5 anos não devem ficar mais do que uma hora por dia em frente a dispositivos eletrônicos. Além de causar insônia, o excesso do uso pode gerar problemas de visão.
Você deve estar atento a alguns sinais que podem indicar esse excesso, como olhos lacrimejantes e vermelhos, ressecamento, ardência, dentre outros sintomas. As crianças costumam demonstrar esse desconforto ocular “apertando” as vistas quando tentam enxergar algo (esforço que também pode causar dores de cabeça) e coçando os olhos com frequência. O desempenho escolar também pode cair, pois enxergar o que está escrito no quadro se torna mais difícil.
Caso você observe alguns desses sintomas no seu filho, é recomendado levá-lo imediatamente ao Oftalmologista. Quanto antes o diagnóstico for feito, mais fácil será de tratar.
Sabemos que as crianças precisam fazer atividades físicas, se alimentar bem e dormir durante 8h. Hoje em dia, não há como deixarmos eles longe das telas, mas existem maneiras de tornar o uso desses dispositivos mais saudável. Um exemplo é não deixando que ele utilize telas por 2h antes de dormir e incentivando que faça intervalos de descanso, para que os olhos não sofram tanto com o uso.
Caso o seu filho precise usar óculos, ele será muito bem-vindo para escolher o que mais gostar aqui na Gaiger. Temos diversos modelos, inclusive os exclusivos, inquebráveis e super confortáveis da Nano Vista, para os mais pequenininhos. Além disso, procuramos transformar o primeiro óculos em uma ótima experiência, pois ele passa a fazer parte da nossa turminha de amigos, ganha um certificado e também um copo com canudo personalizado, que ele vai amar.