Santa Luzia é um exemplo tão forte de mulher de fé que chegou a arrancar os próprios olhos antes de ser martirizada. Depois que a cegueira de sua mãe foi curada através de sua oração a Santa Ágata, a quem era devota, Santa Luzia secretamente prometeu sua vida a Deus. Devido a isso, é considerada a padroeira dos olhos, dos cegos e das disfunções oculares. Confira alguns fatos fascinantes sobre a história de uma mártir que inspirou pintores da Renascença e é um modelo para homens e mulheres virtuosos em todos os lugares.

 

Carlo Crivelli – Santa Luzia (detalhe)

O símbolo de Santa Luzia são seus olhos em um prato, que faz referência a sua perda durante a vida, ainda que, no momento do enterro, seus olhos tenham sido substituídos e restaurados. As representações de Santa Luzia, geralmente, mostram-na segurando um prato de ouro com os olhos dentro. Ela, às vezes, é retratada também segurando um ramo de palmeira, que simboliza seu martírio.

 

Francesco del Cossa, Santa Luzia (1473/1474) - National Gallery of Art

Um relato de como Santa Luzia perdeu a visão diz que um governador romano, dedicado aos deuses romanos do Olimpo, fez seus guardas a agarrarem e arrancarem seus olhos depois que ela lhe disse que ele enfrentaria o castigo de Deus por ser pagão. Outra explicação dá conta de que ela teria arrancado os próprios olhos depois que seu pretendente rejeitado fez um comentário sobre a beleza deles. Absolutamente devotada à Santa Ágata, e frustrada com a persistência do pretendente, Santa Luzia teria arrancado os olhos e lhe oferecido.

No dia 13 de dezembro, é celebrada a festa de Santa Luzia, lembrando a data de seu martírio. Essa mesma data também é dedicada aos olhos, às campanhas em torno do cuidado com a saúde ocular e ao óptico, profissional tão importante para aumentar a qualidade da visão. 

A história do sofrimento de Santa Luzia é um dos contos mais inspiradores do Cristianismo e um poderoso lembrete de que não podemos perder a fé mesmo diante de situações extremas. E, em honra à Santa Luzia, a Gaiger externa toda a sua gratidão aos profissionais ligados à área da saúde dos olhos.  

Abaixo, indicamos duas opções para quem tem fé no poder de Santa Luzia. A primeira é a sua oração e a segunda uma parlenda de domínio público que se acredita ser uma receita para retirar ciscos dos olhos.

 

Oração à Santa Luzia – Padroeira dos olhos

 

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que, os vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos, para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. 

Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Santa Luzia, rogai por nós!

 

Parlenda de Santa Luzia

“Santa Luzia passou por aqui no seu cavalinho comendo capim”

(deve ser mentalizada ao mesmo tempo em que se imprime na pálpebra o sinal da cruz).