A campanha Abril Marrom retorna em 2023 e, mais uma vez, conta com o apoio da equipe Gaiger.

Sempre preocupados com a saúde ocular e com o bem-estar de nossos clientes, abraçamos essa importante iniciativa em 2022 e, mais uma vez, estaremos aproveitando o mês de abril como um período para aumentar ainda mais a conscientização da população em relação à importância dos cuidados com os olhos.

Acompanhe a leitura a seguir até o final, para aprender mais sobre o assunto e começar a se cuidar o quanto antes!

A importância do Abril Marrom para os brasileiros

Iniciativas como a da campanha Abril Marrom são necessárias no mundo todo, uma vez que os problemas oculares não são algo específico dos brasileiros.

Esse período, porém, existe somente aqui: foi criado em 2016 por Suel Abujamra, especialista que atuou como presidente no Conselho Brasileiro de Oftalmologia. E seu objetivo, que continua forte até hoje, sempre foi ajudar os brasileiros em relação à prevenção, ao combate e à reabilitação da cegueira, em suas mais diferentes espécies.

E, de fato, o Abril Marrom se faz muito importante para esse público.

Principalmente quando considerado o fato de que, segundo um estudo realizado pela COI (Clínica de Oftalmologia Integrada), e citado nesta matéria do Diário do Grande ABC, 80% do público brasileiro tem receio de perder a visão em algum momento da vida.

Já outra pesquisa, publicada nesta matéria da CNN, aponta que 3,4% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual.

Pode parecer um número pequeno, mas é extremamente significativo.

E estes são apenas alguns dos motivos que fazem com que não só a Gaiger, mas também centenas de óticas e clínicas oftalmológicas em todo o país abracem a causa do Abril Marrom, de modo a ajudar a população a ter uma visão de qualidade.

O glaucoma é uma das principais doenças oculares que merecem atenção

Vale reforçar que, dentro de todo esse contexto, o glaucoma é uma das doenças que mais merece atenção, uma vez que é uma das que mais levam à cegueira propriamente dita.

Trata-se de uma doença que costuma aparecer em pessoas que têm pelo menos 40 anos, e age diretamente no globo ocular, afetando a visão.

Entre os sintomas mais sentidos, está a sensibilidade à luz, dor repentina nos olhos e até mesmo náuseas e dores na testa.

Sua causa, por sua vez, está atrelada a fatores como aumento na pressão ocular e até mesmo a alteração do fluxo de sangue na área dos olhos. Trata-se, infelizmente, de uma doença que não tem cura, mas que pode ser tratada a fim de se tornar imperceptível.

Por isso, é um dos assuntos mais debatidos dentro da proposta de conscientização do Abril Marrom, tanto em 2023 quanto em outros anos, desde a criação da campanha.

E é por isso, também, que faz com que a visita a bons oftalmologistas seja cada vez mais importante.

Assim, o problema pode ser identificado mais cedo, de modo que os tratamentos possam ser iniciados.

Tratamentos esses que incluem o uso de laser até mesmo a realização de cirurgias pontuais.

A prevenção sempre será o melhor remédio

Mesmo que boa parte da população brasileira não tivesse tanto medo de vir a perder a visão um dia, a ida a um oftalmologista pelo menos uma vez por ano ainda se faria importante.

Assim como é imprescindível a consulta anual a especialistas de outras áreas.

E é por isso que nós, da Gaiger, mantemos em nosso site uma lista com os melhores oftalmologistas de Santa Maria e região, para que você possa fazer sua escolha.

Confira aqui a lista completa de especialistas.

Também prezamos para que todos os nossos clientes adquiram somente óculos de extrema qualidade, com o grau correto e com a proteção adequada para o seu caso.

Por isso, ao ter sua receita em mãos, não deixe de conversar com a gente pelo WhatsApp: com a Gaiger, a saúde dos seus olhos está em boas mãos não só no Abril Marrom, mas durante todo o ano.