Alguns hábitos, além da falta de informação, podem causar problemas oculares. Mas outros, quando aplicados, podem fazer com que você diminua e até mesmo elimine as chances de ter alguns problemas de visão. Por isso, trouxemos informações sobre a saúde ocular e como alguns hábitos, listados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, podem ajudar você a se prevenir e cuidar da saúde ocular da sua família. Confira quais são!
1. Leia em ambientes bem iluminados
Ler em ambientes escuros força a visão, e isso acaba cansando o sistema de foco dos olhos, gerando ardência, lacrimejamento, dor de cabeça, oscilação da visão - quando ela treme e você se perde na leitura, sabe?! - e olhos vermelhos.
2. Não durma nem tome banho com lente de contato
O uso das lentes aumenta as chances de acúmulo de bactérias, que tendem a proliferar mais durante a noite ou se acumular embaixo da lente durante o banho. Por isso, é preciso retirar as lentes para que seus olhos possam descansar.
3. Colírio só com prescrição médica!
Alguns produtos desse tipo têm em sua composição substâncias capazes de produzir efeitos colaterais, como aumento da pressão e diminuição da proteção bacteriana dos olhos, facilitando o desenvolvimento de infecções como as conjuntivites.
4. Usar óculos de procedência desconhecida
Óculos vendidos em camelôs ou lojas não especializadas aumentam os riscos para os seus olhos, pois as lentes não são de boa qualidade e também acabam não oferecendo proteção contra os raios ultravioleta, o que pode ocasionar sérios problemas oculares.
5. Não leia no carro ou no ônibus
Ler em movimento pode alterar a orientação espacial do labirinto, região da orelha interna ligada às funções de audição e de equilíbrio, podendo causar tontura e enjoo.
6. Sempre tire bem a maquiagem no fim do dia ou antes de dormir
Você já deve ter percebido que quando não retiramos bem a maquiagem da região dos olhos, elas acabam acumulando no canto interno, né? Isso pode acabar obstruindo os orifícios de liberação das lágrimas, provocando o ressecamento dos olhos e facilitando a formação do terçol.
7. Veja TV de uma distância considerável
Não é comprovado cientificamente que o hábito de ver TV muito de perto prejudica a saúde ocular, porém ficar por muito tempo próximo da TV provoca cansaço excessivo das vistas, causando dores de cabeça e mal estar.
8. Corrija o grau dos óculos regularmente
Ao não ir consultar com seu Oftalmologista para verificar o grau do seu óculos, pode acabar usando lentes que não corrijam corretamente o grau de dificuldade da sua visão, e isso acaba piorando a visão a longo prazo. Por isso, verifique o grau da lente pelo menos uma vez ao ano.
9. Alimente-se bem
Você já deve ter ouvido falar que cenoura faz bem para os olhos, né?! E não é que as avós estão certas?! Sabemos que manter uma alimentação saudável faz bem para o nosso corpo, mas alguns alimentos também acabam fazendo muito bem para a nossa visão. É o caso dos alimentos ricos em vitaminas A, E e C, que são encontradas em alimentos de cor roxa, vermelha e alaranjada, como a abóbora, a jabuticaba e o mamão.
Quantos desses hábitos você já possui? Que tal começar a cuidar da sua saúde ocular consultando com um Oftalmologista? Aproveita que ainda estamos no comecinho do ano e volte à sua rotina sem desconforto e enxergando tudo perfeitamente, conte conosco para te ajudar nessa missão!