Sempre ouvimos sobre como agir em casos de queimadura, trauma dental ou até mesmo quando, sem querer, nos cortamos. Mas você sabe o que fazer caso sofra um trauma ocular? 

Sabemos que acidentes podem acontecer e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas acabam perdendo a visão em decorrência de danos causados por traumas oculares. Grande parte deles ocorre no ambiente familiar, sendo as crianças e os idosos os mais atingidos. Por isso, para te ajudar a agir e salvar a visão de alguém que possa estar próximo de você, preparamos algumas dicas importantes de como prevenir e como agir em caso de acidentes envolvendo os olhos. Confira!

Como prevenir acidentes e traumas oculares

Adquirir alguns hábitos podem te fazer diminuir consideravelmente e até anular as chances de acontecer um acidente evolvendo um trauma ocular na sua casa, como:

  • Cuidado ao deixar panelas em fácil alcance e proteja as quinas dos móveis, mesmo que você não tenha mais crianças em casa;
  • Cuidado ao deixar canetas, lápis e outros objetos pontiagudos perto de crianças sem supervisão, principalmente menores de seis anos;
  • Ao abrir uma gaveta ou porta de armário, feche-a novamente, assim você evita que alguém esbarre nela sem querer; 
  • Não deixe o seu rosto muito próximo ao forno a gás quando for abri-lo;
  • Além disso, em ambientes de trabalho que ofereçam risco, o cuidado precisa ser redobrado. Os olhos são a quinta parte do corpo mais atingida nesses acidentes, por isso sempre faça o uso dos equipamentos de segurança.

Como agir em caso de traumas oculares

• Não coce os olhos para remover corpos estranhos

Vamos começar com essa mais comum, pois a nossa primeira reação ao sentir um corpo estranho nos olhos é levarmos a mão para coçar. Mas o atrito causado na região poderá piorar a situação, causando lesões na córnea. Por isso, não esfregue os olhos; em caso de poeira ou areia, lave-os sob água corrente. E em caso de fragmentos, de madeira ou vidro, por exemplo, procure atendimento emergencial com um médico Oftalmologista.

• Caso o acidente seja com alguma substância química, como acetona ou álcool

Lave os olhos abundantemente. O ideal é manter os olhos sob água corrente por pelo menos 15 minutos. O mesmo vale para caso seja administrado um remédio errado, com embalagem semelhante a um colírio, por exemplo. Depois, procure um médico Oftalmologista, uma vez que alguns sintomas não aparecem imediatamente após o acidente e só um especialista poderá avaliar a extensão do dano.

• Em caso de lesão devido a fragmentos ou corpos estranhos nos olhos com perfuração 

Tente acalmar a pessoa que sofreu o acidente, faça algum tipo de curativo ou proteção para a área afetada e leve-a para a emergência para que tenha atendimento especializado urgente. 

• Em casos de queimaduras ou exposição ao calor, faça compressas de água fria

A compressa com panos úmidos em água fria deve ser mantida apenas enquanto a pessoa acidentada é encaminhada para a emergência. Não se deve tratar a lesão somente dessa forma, mas esta é uma maneira de minimizá-la. Algumas lesões, como as causadas por utilizar solda sem óculos de proteção, tendem a demorar a mostrar sintomas e sinais, mas assim que sentir algo, deve-se procurar um médico Oftalmologista. 

Obs.: SEMPRE procure ajuda especializada e encaminhe o acidentado para um hospital. Todo o cuidado com os seus olhos é pouco!

As orientações citadas nesse texto foram retiradas da revista oficial do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.