O verão ainda não chegou, mas a temporada de calor, sol forte, piscina e praia já está a todo o vapor. Mas você sabe como cuidar dos seus olhos durante essa época?

Alguns hábitos podem ajudar você a aproveitar o verão com a sua saúde ocular em dia, garantindo mais qualidade e conforto para os seus olhos. Confira!

Faça uso de óculos de sol com fator de proteção UV

Os óculos solares exercem importantes funções na nossa saúde ocular. Agindo como um filtro, eles impedem a ação da radiação solar, os raios UVA e UVB, nos nossos olhos. Quando há uma maior exposição aos raios do sol, que são cumulativos nos olhos, e essa exposição é constante e sem proteção, isso pode acarretar uma série de danos aos olhos, como a catarata, uma das lesões de córnea mais conhecidas, degeneração muscular e, em casos de exposição solar extrema, pode levar à cegueira.

Por isso, sempre faça uso de solares com lentes de qualidade e proteção UV e, caso você faça o uso de lentes com grau, elas também precisam ter a proteção contra os raios. Ao adquirir o seu solar na Gaiger, onde todas as linhas de óculos de sol possuem proteção UV, você está garantindo o bloqueio dos raios ultravioletas e proporcionando a proteção que seus olhos precisam para aproveitar o verão.

Adote o uso de bonés ou viseiras

Durante os dias de verão, principalmente se você for ficar exposto ao sol por longas horas, como na praia ou na piscina, faça o uso de chapéus, bonés ou viseiras. Além de proteger a sua cabeça e a pele do rosto, a aba também faz sombra nos olhos, protegendo dos raios UV. Mas fique atento, o boné não substitui o uso do óculos solar, pois a luz do sol reflete altamente em pisos e na areia.

Nós recebemos diversos modelos de viseiras, com proteção UVA e UVB e polarizadas, para você aproveitar o sol com estilo e proteção, confira:

Cuidado com piscinas coletivas e águas não tratadas

A conjuntivite é um problema ocular comum no verão, pois o contato com água contaminada tende a aumentar. Alerte as crianças para não abrir os olhos debaixo d’água, visto que as piscinas contêm muitos produtos químicos e as águas não tratadas podem prejudicar os olhos. Além disso, o excesso de cloro pode causar alergias e grande irritação ocular.

Ao sair do mar, seque o rosto com a toalha e tente não coçar ou esfregar os seus olhos, evitando o risco de lesões por agentes ou até mesmo partículas de sal que estejam na superfície ocular. Cuidado também na hora de passar o protetor solar: caso entre em contato com os seus olhos, pode causar ardência e vermelhidão. Lave o rosto com água limpa e corrente.  

Além dos cuidados já citados, fique atento com a contaminação ocular pelo suor. Ao fazer exercícios ou praticar esportes, use faixas na cabeça. Elas não deixam que o suor escorra em direção aos seus olhos, evitando contaminação.

Gostou das nossas dicas? Então você já pode aproveitar o verão ao máximo cuidando da sua saúde ocular!