Você já sabe que a exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) pode causar queimaduras solares e câncer de pele. Consequentemente, eles também podem prejudicar seus olhos. 

A exposição prolongada ao sol tem sido associada a problemas oculares significativos. Para proteger seus olhos dessa radiação solar, você deve usar óculos de sol que bloqueiem 100% dos raios ultravioleta sempre que estiver ao ar livre durante o dia. Seus olhos precisam de proteção, mesmo em dias nublados, porque esses raios atravessam as nuvens.

Uma curiosidade que talvez você não saiba: embora muitas pessoas se refiram à radiação ultravioleta como "luz ultravioleta", esta expressão é tecnicamente incorreta, porque você não pode enxergá-la uma vez que se trata de uma radiação invisível.

 

Existem três categorias de radiação UV

  • UVC - Esses são os raios ultravioleta de alta energia e podem ser os mais prejudiciais aos olhos e à pele. Felizmente, a camada de ozônio da atmosfera ainda os bloqueia (por enquanto).
  • UVB - De energia mais baixa do que os UVC, esses são filtrados parcialmente pela camada de ozônio, ou seja, alguns ainda atingem a superfície da Terra. Em altas doses, causam queimaduras solares, aumentam o risco de câncer de pele e promovem sinais precoces de envelhecimento.
  • UVA - Esses raios podem passar pela córnea e atingir o cristalino e a retina do olho. A superexposição à radiação UVA tem sido associada ao desenvolvimento de certos tipos de catarata e pesquisas sugerem que eles podem contribuir para a degeneração macular.

Esteja atento também à pele delicada ao redor dos olhos. Dê preferência aos óculos de sol com lentes grandes ou a um estilo que se ajuste bem ao formato do seu rosto. Dependendo das atividades que você realiza ao ar livre, você também pode usar solares de alto desempenho ou os modelos esportivos.

A quantidade de proteção UV fornecida pelos óculos de sol não está relacionada à cor ou à tonalidade das lentes. Por exemplo, uma lente de cor âmbar clara pode fornecer a mesma proteção UV que uma lente cinza escuro. Os solares preservam os olhos, atuando como uma barreira que reflete os raios ultravioleta. Os óculos de sol, além de serem lindos acessórios, são equivalentes ao protetor solar que você usa na pele.

Para melhor proteger seus olhos dos raios nocivos do sol, sempre use solares de boa qualidade. Na Gaiger, você encontra os modelos ideais para o seu estilo e com a qualidade necessária para defender você da radiação ultravioleta.