Os óculos solares exercem importantes funções na nossa saúde ocular. Agindo como um filtro, eles impedem a ação da radiação solar, raios UVA e UVB, nos nossos olhos. Porém, essa proteção não é apenas necessária durante o verão: no inverno ela pode ser ainda mais importante. O impacto dos raios solares é muito intenso sobre os nossos olhos durante os dias frios. A luminosidade pode até causar menos desconforto durante o inverno, mas não significa que ela não é prejudicial, muito pelo contrário. Entenda o porquê.

No inverno, o sol está mais baixo, atingindo diretamente os seus olhos

Provavelmente você já deve ter dirigido o seu carro em um fim de tarde com o sol no horizonte e sabe que é difícil e praticamente impossível enxergar nitidamente sem um óculos de sol, né? No final de tarde, os raios UV e o brilho refletido podem ser altamente perigosos e somente com os óculos de sol eles podem ser barrados.

Durante o inverno, o ângulo do sol é o grande responsável pela importância da utilização dos óculos solares. Nessa estação, o sol está mais “baixo” no céu, assim como no final da tarde, o que faz com que seus raios acabam incidindo em ângulos mais agudos, menores de 90º, provocando uma exposição mais direta dos nossos olhos aos raios UV do que durante os meses de verão. Além disso, os nossos olhos são muito mais sensíveis e suscetíveis a sofrerem com a ação do frio e do vento durante as baixas temperaturas do inverno.

A ação dos raios ultravioletas nos nossos olhos

Você certamente já ouviu falar que os raios ultravioletas podem prejudicar a nossa pele, causando envelhecimento precoce e até câncer. Porém, pouco se fala sobre os efeitos dessa radiação nos nossos olhos, o que a torna ainda mais perigosa.

De toda a energia do sol que chega à superfície da Terra, cerca de 9% é radiação ultravioleta, conhecida também como raios UVA e UVB. Essa radiação, ao atingir diretamente as córneas dos nossos olhos, pode causar problemas oculares como a catarata, lesão na córnea, degeneração muscular e, em casos de exposição solar extrema, pode levar à cegueira.

Nosso corpo tem a habilidade de reparar ou substituir algumas células, mas isso não acontece com o cristalino do olho. Por esse motivo, doenças oculares podem aparecer como resultado do acúmulo dos danos causados gradualmente pela radiação UV, como é o caso da catarata.

Usar óculos sem proteção UV é mais prejudicial do que não usá-lo

Para proteger os seus olhos da radiação solar, é extremamente necessário utilizar óculos de sol que tenham lentes de qualidade com proteção UVA e UVB. Eles servem como uma barreira para esses raios, cuidando da saúde do seu globo ocular e protegendo a sensível pele ao redor dos olhos, evitando o câncer de pele nas pálpebras e o aparecimento de rugas na região dos olhos.

Fazer uso de óculos com qualidade duvidosa e que não tenham lentes com proteção UV é mais prejudicial para os seus olhos do que se você não usar nenhum tipo de proteção. Isso acontece pois as lentes escuras do óculos fazem com que a sua pupila dilate, deixando a passagem livre para raios UV que irão incidir diretamente nos seus olhos, prejudicando a retina e o cristalino.

Além da proteção solar para os raios UV, os óculos de sol protegem os seus olhos de agentes climáticos, como o vento, que pode causar o ressecamento ocular, e a poluição, responsável por causar uma série de infecções e doenças, sendo a conjuntivite uma delas.

Agora que você já sabe a importância do uso do óculos solar durante o inverno, não esqueça que, para proteger os seus olhos em todas as estações, você deve sempre fazer uso de solares com lentes de qualidade e proteção UV. Adquira o seu solar com quem entende do assunto: todas as linhas de óculos de sol disponíveis na Gaiger possuem proteção UV, garantindo o bloqueio dos raios ultravioletas, proporcionando a proteção que seus olhos precisam, além de, é claro, serem modelos cheios de estilo. Aqui, certamente você vai encontrar o modelo que combina mais com você!