Se você exerce uma atividade que oferece riscos a sua visão, certamente precisa utilizar um EPI. Os óculos de proteção ou óculos de segurança são Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Eles servem para preservar o globo ocular de eventuais acidentes.

Determinadas profissões oferecem riscos aos olhos. Seja pelo impacto de partículas, exposição à luminosidade intensa ou radiação ultravioleta. O manuseio com produtos químicos, solda, poeira, materiais sólidos perfurantes ou vidros também podem causar danos ao globo ocular.

Porém, quando você precisa recorrer aos equipamentos de proteção, mas usa óculos de grau, como resolver o impasse? A resposta é simples, basta ter um EPI adaptado ao seu grau.

Quem precisa usar óculos de proteção?

Os riscos biológicos, químicos e físicos de algumas profissões ou lazer podem causar acidentes de maior ou menor gravidade. Em geral, os óculos de segurança são utilizados em atividades como:

  • Indústria e logística: operadores de empilhadeira, trabalhadores de manutenções em geral e câmaras frias devem se proteger contra partículas volantes;
  • Marcenarias, carpintarias e serralherias: para resguardar a visão dos profissionais de eventuais impactos perfurantes;
  • Construção civil: os EPIs protegem da poeira, cimento e areia. Nesses ambientes, também podem ocorrer o desprendimento de partículas durante as demolições;
  • Agricultura: atividades de colheita podem causar danos aos olhos, devido às folhas pontiagudas de algumas espécies e poeira;
  • Jardinagem: atividades comuns como corte de grama exigem proteção visual contra partículas (galhos e pequenas pedras);
  • Área da saúde: médicos, biólogos, dentistas e enfermeiros devem usar óculos de proteção. Profissionais atuando em laboratórios de análises clínicas precisam se proteger de agentes biológicos;
  • Uso doméstico e de lazer: atividades eventuais como reformas, pinturas ou manuseio de produtos químicos também podem exigir o uso desses equipamentos.

Estatísticas de acidentes de trabalho relacionados à visão

Conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), ocorrem mais de 150 mil acidentes oculares ocupacionais por ano no país. A estatística é parcial, mas outros dados recentes do CBO são preocupantes.

A revista Veja Bem, editada pelo conselho, informa que o olho é a quinta parte do corpo mais atingida em acidentes de trabalho. A publicação aponta que usar óculos de proteção podem diminuir os casos em 90%.

Acidentes como queimaduras, corpos estranhos, contusões, perfurações do globo ocular, síndrome da visão do computador e conjuntivite alérgica são os mais comuns.

Ainda, conforme o CBO, os incidentes com danos à visão cresceram 51% em dois anos. Entre 2008 e 2010, a Previdência Social registrou aumento dos traumas oculares. Os casos passaram de 2,3 mil para 4,7 mil.

Diferença entre EPI tradicional e EP1

Os EPIs são óculos simples de proteção, sem grau, encontrados em ferragens e lojas de departamentos.

Já o EP1, com ou sem grau, também é um EPI, porém, é marca de uso autorizado pelo Laboratório Óptico Wallau. O EP1 tem certificação da Anvisa e do Ministério do Trabalho, fatores que comprovam o compromisso de qualidade e tecnologia do produto.

Benefícios do EP1

Assim como os óculos solares, o principal benefício de equipamentos de proteção como o EP1 é a saúde ocular. O acessório é fundamental para proteger o trabalhador, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

O EP1 pode ser confeccionado com lentes planas, ou seja, sem grau. Caso o usuário necessite de lentes graduadas, o equipamento é benéfico para melhorar a visão, reduzir o cansaço e a fadiga ocular, otimizar a concentração e até a produtividade.

Com as lentes de grau, os óculos de proteção garantem conforto e segurança, simultaneamente. Portanto, verifique se o EP1 está adequado ao seu rosto e à atividade realizada.

Por fim, para ter todos os benefícios garantidos, o EPI para a visão deve ter Certificado de Aprovação (CA). O documento é expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A certificação garante a funcionalidade, a resistência e a qualidade de um EPI.

A NR-6 regulamenta o uso e determina que todo e qualquer EPI, independente da origem (nacional ou importado), somente poderá ser comercializado ou utilizado com CA.

O número do Certificado de Aprovação deve estar gravado no produto. Geralmente fica localizado na haste esquerda, na parte interna do EP1.

Como você pode ver nesse artigo, o uso de EPI como o EP1 é altamente recomendado para garantir a saúde da sua visão. E o fato de usar óculos de grau não é impedimento para adquirir seus óculos de proteção.

Converse com seu oftalmologista e traga sua receita para a Gaiger Ótica, Joias e Relógios. Somos parceiros do Laboratório Óptico Wallau, um dos primeiros a importar, da Alemanha, máquinas e tecnologias para a produção de lentes digitais (Free Form).

Entre em contato com nossos especialistas.