Maio é o mês das noivas. Casais apaixonados escolhem esse período do ano para oficializar o relacionamento e celebrar a paixão. E as alianças são um símbolo de compromisso. Você conhece a origem dessas tradições? Neste artigo, você vai saber mais sobre o assunto, tirar suas dúvidas para escolher a aliança ideal e surpreender seu par.

A origem do mês das noivas

A explicação vem de costumes adotados no hemisfério norte. Por lá, maio passou a ser o mês dos noivados por duas razões: as condições climáticas e a influência da Igreja Católica. Vamos saber mais sobre cada uma delas?

Benefícios da primavera

A primavera no hemisfério norte vai de março a junho. A estação das flores oferece temperaturas mais agradáveis, dias mais longos e ensolarados. Com isso, a primavera era a época ideal para encontros e eventos ao ar livre. E maio era considerado o auge da estação, aumentando consideravelmente o número de casamentos. 

Além disso, a exuberância das flores proporcionava a decoração dos ambientes festivos, tornando-se um atrativo para a realização das cerimônias. 

Influência da Igreja Católica

Alguns costumes da Igreja Católica também justificam essa tradição. Para os cristãos, maio é o mês de Maria, a mãe de Jesus, e dedicado às mães. Além disso, as flores da primavera representam feminilidade e amor. Essas características tornaram maio o favorito das noivas. 

A inspiração vinda dos países acima da linha do Equador e os dogmas católicos fizeram com que maio se tornasse o mês das noivas também aqui no Brasil. Inclusive, atribui-se sorte e prosperidade aos casais que escolhem esse mês para fortalecer os laços. 

A origem das alianças

Há mais de 5 mil anos, os egípcios definiram o círculo como a mais perfeita das formas geométricas. Para eles, a aliança se tornou o símbolo das uniões. No outro lado do Mediterrâneo, os gregos usavam alianças confeccionadas em ferro imantado. O objetivo era manter os casais unidos e interessados um no outro por muitos anos. 

Mais tarde, o Cristianismo romano instituiu a troca de alianças no dedo anelar esquerdo para representar o casamento diante de Deus. O gesto atendia a um decreto do Papa Nicolau I, em 860 d.C., e servia também para os noivos oficializarem publicamente a união. No noivado, a aliança é colocada no dedo anelar da mão direita.  

No mundo moderno, a tradição de trocar alianças continua encantando os casais apaixonados. O pedido de noivado é um momento inesquecível tanto para os namorados, quanto para amigos e familiares. 

Simbolismo

Uma aliança representa um pacto entre indivíduos, povos ou governos para determinada fidelidade. As alianças surgiram na Antiguidade e cada cultura tinha acordos próprios conforme seus costumes e símbolos. 

Nos relacionamentos, as alianças simbolizam um compromisso entre duas pessoas que pretendem compartilhar suas vidas. Ao usarem uma aliança, os enamorados manifestam a fidelidade um com o outro.

As alianças são a materialização do amor, da cumplicidade e do respeito. Elas são usadas pelos noivos para formalizar o comprometimento do casal diante da sociedade. O formato circular da joia simboliza o amor cíclico e infinito.

Como escolher a aliança ideal no mês das noivas

A aliança perfeita deve ser escolhida com o coração. Porém, como o mercado oferece uma infinidade de modelos, materiais, cores e formatos, preparamos algumas dicas para ajudar você. 

A aliança mais tradicional é a peça lisa em ouro, geralmente com o nome dos pombinhos gravados na parte de dentro. Existem também joias com alguma pedra preciosa, portanto, opções não faltam. 

  • Escolha o material: as alianças de noivado podem ser feitas de qualquer material, sendo os preferidos o ouro amarelo ou branco e a prata. O ouro rosê também está em alta;

  • Considere o estilo do casal: casais modernos e descolados apreciam alianças personalizadas com algum detalhe particular. Enquanto enamorados mais discretos preferem alianças minimalistas e tradicionais;

  • Defina o orçamento: o amor verdadeiro não tem preço, mas o orçamento da maioria das pessoas tem limitações. Portanto, escolha as alianças fazendo uma estimativa de quanto você pode investir;

  • Escolha a cor do ouro: as alianças mais tradicionais são de ouro amarelo 18k. No entanto, existem belas peças em ouro branco 18k. Em caso de dúvida, escolha considerando a segunda dica desta lista: o estilo do casal. Observe se a noiva (ou noivo) usa joias douradas ou prateadas, por exemplo; 

  • Confira a legitimidade da peça: ao escolher uma aliança de noivado, observe se a joia possui um certificado de autenticidade do material;

  • Descubra o tamanho do aro: o pedido de noivado costuma ser uma surpresa, não é mesmo? Por isso, não fica bem perguntar para o ser amado qual é o tamanho do anel ideal. Para diminuir as chances de erro sem deixar de surpreender, use nosso medidor on-line.  

Gostou das nossas dicas? Se você pretende oficializar seu romance no mês das noivas, conheça as lindas opções que a Gaiger preparou para os casais apaixonados. Temos um variado catálogo de alianças para celebrar o amor em todas as suas formas!