Na hora de comprar óculos solares, é normal ter dúvida sobre qual tipo de lente escolher. Afinal, existem diferentes opções, cores e modelos, mas todas com o mesmo objetivo: proteger sua visão. 

Além de resguardar seus olhos dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta (UV), mesmo no inverno ou em dias nublados, elas têm outras características. Resistência à queda, leveza do material e quantidade de luz que passa pela lente são fatores importantes na escolha. 

Quando pensamos em lentes solares, devemos considerar dois quesitos: material e tratamento. 

Materiais para fabricação de lentes

Em relação ao material, os principais são cristal, policarbonato e resina endurecida. 

  • Policarbonato: tem alta resistência a impactos, proteção UV e leveza. É indicada para a prática de esportes, oferece proteção e sugestão para óculos infantis;
  • Cristal: oferece maior capacidade de percepção visual e maior resistência a arranhões;
  • Resina endurecida: é um tipo de policarbonato avançado.

Tratamentos das lentes 

São procedimentos aplicados às lentes cujas principais finalidades são: proteger contra riscos, diminuir os reflexos, oferecer conforto visual e facilitar a limpeza. 

  • Proteção contra raios ultravioletas (UVA-UVB): é um pré-requisito básico para qualquer lente solar ter 100% de proteção contra os raios UVA e UVB;

  • Polarização: reduz o brilho e não altera a cor do ambiente, elimina reflexos de luz, aumenta a nitidez da imagem e proporciona maior conforto visual;

  • Espelhamento: ajuda a reduzir o brilho e o reflexo da água, areia e neve;

  • Antirreflexo: reduz o excesso de brilho e distorções da lente, alivia o ofuscamento e é uma tendência nas lentes polarizadas;

  • Filtro de Luz Azul: bloqueia os efeitos do espectro azul-violeta, nocivos para a saúde ocular. Aqui, no blog da Gaiger, temos um artigo tratando especialmente sobre esse tipo de lente. 

É importante destacar que os materiais que as indústrias utilizam para fabricar as lentes solares são basicamente os mesmos usados em lentes de grau. E os tratamentos também. Eles servem tanto para grau, quanto solares (com exceção do espelhamento, pouco usual em óculos de grau). 

Se você está se programando para comprar óculos de sol, conheça os diferentes tipos de lentes existentes.

Tipos de lentes conforme o material

Lentes de Cristal

São lentes de alto padrão e qualidade, com maior resistência a arranhões, que proporcionam mais acuidade visual e podem ter diferentes cores. A lente de cristal mais conhecida é a G-15, usada no modelo Aviador, da Ray-Ban. 

O G significa Green (verde, em inglês) e 15 representa a décima quinta tonalidade do verde.

 

Lentes de Policarbonato

Oferecem ótimo nível de proteção, são mais finas, leves e até 10 vezes mais resistentes aos impactos do que as lentes de plástico ou vidro. Por essas características, são utilizadas em óculos esportivos, infantis ou de segurança, como o EP1. 

Elas não arranham com frequência, principalmente porque os fabricantes estão investindo em tratamentos antiabrasivos. Esse fator aumenta a durabilidade do material, fazendo das lentes de policarbonato uma ótima opção para o dia a dia. 

Lentes de resina endurecida

Oferecem maior resistência aos arranhões, mais leveza e maleabilidade. A espessura é mais afinada, por isso, indicada para práticas esportivas como os da Speedo

Tipos de lentes conforme o tratamento

Lentes Cosméticas

São transparentes e coloridas, sem deixar de lado o conforto e a proteção. As lentes cosméticas valorizam o olhar, pois permitem que a maquiagem seja vista. Solares com essa opção se tornaram tendência e são símbolo de sofisticação e estilo. A lente cosmética é bastante procurada por pessoas com fotofobia, porque funciona como acessório em ambientes internos, por exemplo. 

Lentes Degradê

É fácil identificá-las nas vitrines, pois o degradê está na tonalidade da lente. Ela é mais clara na base e mais escura na parte superior. As lentes com esse efeito são ideais para ambientes abertos e fechados, onde a intensidade da luz é menor. 

O degradê não é só estético, ele funciona garantindo melhor visão do ambiente na parte clara da lente. Enquanto a parte escura, no topo, não deixa o olhar tão exposto.

Lentes Polarizadas

Possuem um filtro especial capaz de  proteger os olhos de luzes e reflexos luminosos intensos. Ou seja, as lentes polarizadas funcionam como cortinas, controlando a quantidade de luz e bloqueando os efeitos nocivos da radiação solar

São fabricadas com uma película extra de proteção, por isso, indicadas para uso onde existe alto índice de reflexos, como na neve, praia ou alto mar e deserto. É muito utilizada para práticas esportivas ou para dirigir veículos. 

Lentes espelhadas

Reduzem a intensidade dos reflexos luminosos e oferecem mais conforto do que as lentes comuns. As lentes espelhadas estão disponíveis em diversas cores e, por essa característica, são preferidas por quem gosta de investir em um acessório marcante e com personalidade. 

Escolha a lente solar pensando na sua saúde 

Conhecer os diferentes tipos de lentes solares é super importante para a saúde dos seus olhos. Esse aprendizado vai ajudar na escolha dos seus próximos óculos, seja ele feminino, masculino ou infantil. 

Na Gaiger, você encontra grifes como Prada, Dolce & Gabbana, Swarovski, Carolina Herrera, entre outras. Acompanhamos as tendências da moda e garantimos a procedência dos nossos produtos. 

Além disso, todos os nossos solares têm selo de aprovação contra raios UVA e UVB. E então, qual lente solar combina com você?