A Gaiger respeita a sua visão, por isso, em abril estivemos engajados no Mês da Saúde Ocular. A campanha procura alertar as pessoas sobre os cuidados com a visão. Nesse sentido, este conteúdo trata sobre um item indispensável para proteger seus olhos: as lentes com filtro azul.

Se você não conhece essa tecnologia, continue a leitura para saber como ela pode ajudar a proteger seus olhos dos efeitos prejudiciais dessa radiação. Além disso, confira 7 motivos para investir em lentes com tratamento para filtrar a luz azul e ter qualidade de vida, em todos os sentidos. 

Efeitos da luz azul 

Para o olho humano, a luz azul visível possui dois espectros: um benéfico e outro nocivo. De maneira geral, ela é importante porque sinaliza ao nosso corpo que está na hora de acordar. Contudo, a exposição excessiva afeta a saúde ocular. Vamos compreender os benefícios e malefícios da luz azul?

Benefícios da luz azul

A luz azul visível, também chamada azul-turquesa, é emitida pela luz natural do sol. Ela estimula a produção de hormônios, principalmente a serotonina. Ainda, é responsável pela sensação de felicidade e provoca bem-estar psicológico. Essa radiação ajuda no combate à depressão sazonal, conhecida como depressão de inverno. 

A luz azul ainda regula nosso relógio biológico, organizando o ciclo do sono saudável, e estimula a produção de vitamina D. 

Malefícios da luz azul

A luz azul-violeta é emitida por luzes artificiais de equipamentos usados no cotidiano. Entre eles, lâmpadas led, aparelhos eletrônicos como computadores, televisores, smartphones e tablets. 

O contato excessivo com essa fonte de luz costuma prejudicar a qualidade do sono, pois bloqueia a produção da melatonina. A luz azul-violeta é responsável por causar fadiga ocular e danos sérios à visão. 

Portanto, são os efeitos prejudiciais dessa radiação que precisamos combater para manter a saúde, principalmente a ocular. Para isso, podemos investir em lentes com filtro de luz azul. Vamos conhecer mais sobre elas? 

Como funcionam as lentes com filtro de luz azul?

A tecnologia presente nas lentes com filtro de luz azul permite a passagem do espectro azul-turquesa (benéfico ao organismo) e bloqueia os efeitos do espectro azul-violeta (nocivo para a saúde). 

O filtro de luz azul pode ser utilizado tanto nas lentes incolores, quanto nas solares. A principal função é aumentar o conforto visual e proteger os olhos

O melhor é que esse tipo de lente pode ser usado no cotidiano, pois a tecnologia é eficiente e pode estar associada a outras lentes com tratamento antirreflexo, hidrorrepelentes e antirrisco. 

 

7 motivos para investir em lentes com filtro de luz azul

A principal razão para aderir a essa tecnologia na escolha dos seus óculos é o conforto visual e para preservar a saúde em geral. Porém, se eles não forem suficientes para convencer você, listamos outros sete motivos para considerar lentes com filtro de luz azul na sua próxima compra. 

1. Oferecem conforto e reduzem o cansaço visual

Alguns sintomas podem indicar se a saúde dos seus olhos está em risco. Principalmente se você passa muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos. A exposição direta e constante causa fadiga ocular, dores de cabeça, visão embaçada e lacrimejamento. 

Nesses casos, as lentes com filtro azul proporcionam conforto visual e os incômodos provocados pela luz violeta tendem a diminuir. 

2. Preservam a saúde da retina

A longo prazo, as lentes com filtro para luz azul previnem doenças comuns da retina, como catarata e degeneração macular. Essas enfermidades ocorrem justamente em decorrência da idade e da exposição frequente à luz azul-violeta.

3. Protegem contra os raios ultravioleta

Não é somente a luz azul que as lentes filtram. Elas bloqueiam também os raios UV, presentes em ambientes externos e internos. Portanto, seus olhos estarão protegidos dos danos causados por essa radiação. 

4. Controlam e suavizam a luz azul prejudicial

Computadores, televisores e smartphones estão muito presentes no cotidiano das pessoas. Principalmente após a pandemia da Covid-19, quando passamos mais tempo em frente às telas. 

A luz artificial emitida por esses aparelhos causa cansaço ocular, ardência e cefaleia ao longo do dia. Nesses casos, lentes com filtro de luz azul são ainda mais necessários para preservar seus olhos e diminuir os efeitos nocivos. 

Contudo, vale destacar uma informação importante. As lentes com esse tratamento controlam a luz azul, tornando-a mais suave e oferecendo um tom amarelado. Essa alteração nas tonalidades, ainda que leve, pode atrapalhar designer e profissionais que precisam trabalhar com a precisão das cores. 

5. São adequadas para todas as idades, inclusive para as crianças 

O uso dessas lentes especiais está liberado para pessoas de todas as idades. Em especial, crianças que passam longos períodos diante do computador. Com o isolamento social e os estudos remotos, o tempo de permanência de crianças e adolescentes aumentou. Ciente do problema, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) atualizou um guia para pais e responsáveis regrarem o uso dos aparelhos eletrônicos. 

Nesse contexto, investir em lentes com filtro azul é essencial para crianças e adolescentes, principalmente para evitar problemas futuros, como miopia, síndrome visual do computador e transtornos do sono. 

6. Promovem a qualidade do sono

O sono é regulado pela melatonina, hormônio produzido pelo organismo para ajudar o indivíduo a dormir. A exposição excessiva à luz azul inibe a produção e a atuação dessa substância. 

Dessa maneira, o cérebro fica “confuso” e o sono fica prejudicado. O resultado disso pode ser visto no dia seguinte: cansaço, sonolência e dificuldade de concentração. E como as lentes com filtro azul ajudam nesses casos? Bloqueando esses raios nocivos e promovendo a qualidade do seu sono. 

7. Podem ser aplicados em óculos de grau e solar

Lentes com ou sem grau podem receber o tratamento para filtrar a luz azul. Portanto, se você não tem nenhuma dificuldade para enxergar, mas deseja proteger sua visão, invista em filtros também no seu solar. As lentes com filtro azul vão proporcionar melhor conforto visual e preservar a sua saúde. 

Agora que você já sabe como as lentes com filtro azul são benéficas, conheça as opções que a Gaiger oferece em ótica. Trabalhamos com fornecedores especializados e os melhores fabricantes dessa tecnologia como Hoya Vision, Varilux e Voltz, entre outras. 

Entre em contato conosco e proteja a saúde dos seus olhos contra os efeitos nocivos das luzes artificiais.