Uma das formas de combate ao coronavírus é evitar o contato das mãos com os olhos. Mesmo não sendo comprovado cientificamente, pois não tem como constatar por qual via houve o contágio, uma das maneiras prováveis de se contrair o vírus é pelos olhos. Por isso, a Academia Americana de Oftalmologia orienta que, em época de pandemia, os usuários de lentes de contatos as substituam por óculos.  

Mesmo as lentes não sendo um fator de risco agravante, pois ainda não há dados o suficiente para essa comprovação, quem as usa pode ter mais irritação ocular, facilitando as reações involuntárias de contato das mãos com os olhos. Uma das principais vantagens de trocar as lentes por óculos é de que, além de diminuir as chances de levar a mão ao rosto, inclusive na hora de colocar e tirar as lentes, ele serve de barreira física entre você e as gotículas de saliva contaminada, protegendo os olhos e diminuindo o risco de contágio pelo coronavírus.

Mesmo em tempos de pandemia, saiba como usar lentes de contato com segurança

Se você está seguindo a quarentena certinho, não frequenta locais de risco e segue todas as orientações direitinho, não é necessário realizar a substituição das lentes de contato pelos óculos. Mas é preciso ter ainda mais cuidado na hora de manuseá-las. Também é importante lembrar que não é recomendado usar lentes por mais de 10 horas por dia. 

Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) recomenda que, para continuar a usar as lentes de contato com segurança durante a pandemia, é necessário redobrar os cuidados com a higienização das mãos e da própria lente, confiras as dicas:

  • Lave as mãos com água e sabão antes de encostar nas lentes;
  • Lave as lentes apenas com o removedor de proteínas, líquido utilizado para a higiene e armazenamento das lentes, também capaz de matar o coronavírus;
  • Troque o líquido pelo menos uma vez por dia na caixinha de armazenamento; 
  • Não use as lentes por mais de 12 horas seguidas;
  • Higienize a caixinha de armazenamento das lentes diariamente.

Você também pode optar pelo uso da lente de descarte diário, evitando o uso e a manipulação excessiva. 

Também é necessário higienizar os óculos corretamente

Mesmo as lentes podendo facilitar o contágio, mais que os óculos, não vai adiantar você trocar as suas lentes de contato, sem tomar os cuidados necessários com os ósculos. Assim como em outras superfícies, o coronavírus também pode se alojar temporariamente nas lentes e hastes dos seus óculos.

Por isso, a higienização deve ser realizada algumas vezes ao dia. Essa limpeza pode ser feita com água e detergente neutro. 

  • Na hora de higienizar o óculos, não utilize álcool. O produto é capaz de danificar o material, além de comprometer a saúde ocular e causar queimaduras no rosto;
  • Evite colocar ou tirar os óculos sem necessidade;
  • Evite largar os óculos em superfícies que podem estar contaminadas; 
  • Não coloque as hastes do óculos na boca;
  • Evite descansar os óculos na cabeça e depois colocar no rosto, seus cabelos podem estar contaminados. 

Em tempos como esses, todo cuidado é pouco. Por isso, redobre a atenção com a sua higiene, principalmente das mãos. Se cada um de nós fizer a sua parte, logo poderemos estar juntos novamente.