Em abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro. E nós, da Gaiger, não poderíamos deixar essa data tão importante passar sem dedicarmos um conteúdo especial a um tema que merece atenção: os óculos na literatura.

Pode ser que você nunca tenha pensado a respeito, mas esse acessório é marcante também no mundo dos livros.

O que pode ser conferido durante a leitura a seguir.

 

A importância do Dia Mundial do Livro

Antes, que tal entender um pouco mais sobre o Dia Mundial do Livro?

A data, comemorada oficialmente em 23 de abril desde 1995, foi escolhida pela Unesco como forma de homenagear Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare. Três grandes autores que, acredita-se, faleceram no mesmo dia: 23 de abril de 1616.

Mas o coincidente falecimento foi usado apenas para a escolha da data. Atualmente, o Dia Mundial do Livro busca ser um dia de homenagem para todos os autores. Bem como uma data para defender os direitos dos mesmos e, também, criar e executar ações que incentivem a leitura e a reflexão sobre a importância do ato de ler.

Mas, afinal, onde entram os óculos em todo esse contexto?

A gente já te conta!

 

A presença dos óculos na literatura

Você, com certeza, já os encontrou na capa de algum livro, os imaginou conforme lia sobre algum personagem que usa o acessório, ou mesmo os viu na adaptação de alguma obra para o cinema.

Os óculos sempre estiveram na literatura de alguma forma. Inclusive no que diz respeito aos autores.

Machado de Assis, por exemplo, sempre foi retratado com o acessório. E podemos seguramente afirmar que não existe fã de literatura brasileira que não seja capaz de reconhecer o autor somente pelos óculos. Há, inclusive, quem veja apenas uma imagem do acessório “avulso” e já saiba a qual rosto pertence.

Mas e você, já havia dado a devida atenção à presença dos óculos nos livros que lê? Pode ser que ainda não tenha reparado, mas eles estão mais presentes nesse universo do que parece. E sempre “desempenhando papéis” diferentes.

Abaixo, listamos três exemplos que reforçam o quanto os óculos estão presentes na literatura. Seja ela nacional ou internacional, e para diferentes tipos de leitores.

 

Dicas de leitura nas quais os óculos estão presentes

Livros da série Harry Potter

Personagem principal de uma das séries de livros infantojuvenis de maior sucesso dos últimos tempos, Harry Potter está sempre acompanhado de seus óculos. O acessório, por sinal, aparece com destaque em diversas capas que a saga já ganhou.

Tornou-se marca registrada do bruxo e acompanhou-o até a vida adulta. Nesse caso, o que chama a atenção, para muitos fãs, é o fato de uma pessoa tão poderosa não ter, em suas mãos, o poder de fazer algo para enxergar normalmente, sem nenhum auxílio de lentes.

Realmente curioso, não é mesmo?

Os Óculos Mágicos de Charlotte

Nesse livro infantil, os óculos compõem o elemento principal de toda a história, uma vez que não são um simples acessório comum.

São, antes de tudo, uma curiosa surpresa para Charlotte, que esperava encontrar, debaixo de seu travesseiro, o dinheiro em troca de seu dente de leite. Ao invés disso, porém, encontrou os óculos que, no decorrer da narrativa, vão mostrando a diferença que pequenas atitudes podem fazer em nossas rotinas e em nossas vidas.

Uma obra leve, para ler para seus filhos, e que, como muitos livros, dá destaque para esse acessório que tanto amamos.

Os Óculos de Pedro Antão

Escrito por Machado de Assis, esse é, na verdade, um conto, que pode ser encontrado em livros que reúnem diversos outros contos do autor.

A narrativa tem início falando sobre o que nos leva a usar óculos e, sem seguida, vai por um caminho que nos faz pensar por que, afinal, o conto recebeu um título que dá tanto destaque a eles.

Até que os óculos finalmente surgem, como um possível acessório de leitura, e parte de um mistério que o narrador tenta desvendar.

Uma aparição singela, mas que, ao final, faz todo sentido.

Você pode ler Os Óculos de Pedro Antão aqui.

Cuide não só de sua visão, mas também de seus hábitos

Após acompanhar dezenas de conteúdos sobre saúde dos olhos no blog da Gaiger, pode ser que você tenha achado estranho encontrar, também, um conteúdo unindo os óculos à literatura.

Ocorre que, para nós, é de suma importância olhar para você em todos os aspectos. Por isso reforçamos que é, sim, relevante cuidar dos seus olhos, mas é importante, também, criar e manter hábitos saudáveis, como o da leitura.

Que tal começar agora mesmo, com as dicas que demos acima?

Não é só ler: é olhar para você e ter um tempo de qualidade consigo mesmo.